Menu

Concursos

Atualizado em 9 de fevereiro de 2011, às 22:30 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Exame OAB 2012, Inscrições Para Prova Da OAB

exame oab 2012 inscrições para prova da oab Exame OAB 2012, Inscrições Para Prova Da OAB

Para se tornar um advogado e atuar na defensoria, o bacharel em Direito necessita da sua aprovação no exame da OAB. A Ordem dos Advogados do Brasil é criteriosa ao elaborar as suas provas, cobrando conhecimentos jurídicos que um bom profissional da área precisa dominar para prestar serviços. Todos os anos a entidade aplica o exame para regulamentar o diploma dos graduados em Direito.

A Ordem atua em defesa dos serviços prestados pelos advogados, avaliando o desempenho desses profissionais através das provas. Desde 1930 a OAB tem prestado assistência no cenário jurídico e aplicado provas para validar a formação de profissionais que realmente possuem competência para assumir os desafios e compromissos da carreira jurídica.

Somente através do exame da OAB o bacharel em Direito consegue autorização para o exercício da advocacia. Caso o profissional não seja aprovado no exame, ele poderá aguardar o próximo ano e participar novamente da avaliação. Os graduados que apresentarem dificuldades mesmo depois de cinco anos de estudo podem participar de um curso preparatório para o exame da OAB para conseguir a nota mínima de aprovação.

As provas OAB 2012 deverão seguir os mesmos critérios das edições anteriores, com uma fase de questões objetivas e a outra prática-profissional. O conteúdo é elaborado pela FGV e avalia os conhecimentos dos graduandos acerca das questões jurídicas. As questões de múltipla-escolha estão relacionadas a disciplinas como Direito Administrativo, Comercial, Tributário, Civil, Trabalho e outros tópicos referentes ao campo jurídico.

A segunda fase do exame da OAB é um pouco mais complicada, afinal, os candidatos precisam demonstrar as habilidades básicas de um bom advogado na criação de uma peça processual. As questões são dissertativas e envolvem situações-problema típicas da área. A somatória das duas notas será a base para avaliar se o graduado foi aprovado ou não pela Ordem.

As datas exame OAB 2012 não foram divulgadas, mas provavelmente a abertura das inscrições aconteça no começo do ano. As provas da primeira etapa serão corrigidas por um sistema eletrônico, já a segunda contará com profissionais especializados para avaliar as respostas de cada bacharel em Direito. A divulgação dos resultados acontece no mês de maio.

As inscrições para a prova da OAB acontecem pela internet, sendo que cada candidato precisa pagar uma taxa de 200 reais para participar das etapas. O exame será aplicado em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraná, Pernambuco, entre outros estados. Assim que o edital for anunciado será publicado no Diário Oficial da União e trará todas as informações que os candidatos necessitam.

Fique atento aos anúncios do site OAB-FGV.