Search

Exame OAB 2012: inscrições abertas, provas, datas

As inscrições para o Exame da OAB se estendem até 16 de agosto. Aplicação das provas da primeira fase está programada para 9 de setembro.
Google plus

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou na última quarta-feira (1) que estão abertas as inscrições para o VIII Exame de Ordem Unificado. A prova tem como objetivo transformar os bacharéis em Direito em verdadeiros advogados, que poderão exercer a profissão no mercado de trabalho.

Prova concede o direito do bacharel desempenhar a profissão de advogado. (Foto:Divulgação)

Segundo o Estatuto da Advocacia (lei 8.906/94), “O exercício da atividade de advocacia no território brasileiro e a denominação de advogado são privativos dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”.

Veja também: Melhores faculdades de Direito no Exame da OAB

Provas Exame OAB 2012

As provas da OAB são divididas em duas fases que avaliam os conhecimentos adquiridos pelo bacharel em Direito durante o curso superior. A primeira etapa do exame é composta por 80 questões de múltipla escolha, que envolvem todas as disciplinas ensinadas na faculdade. O candidato terá cinco horas para responder e preencher o gabarito.

Os bacharéis que acertarem pelo menos 40 questões serão classificados para a segunda fase, na qual é necessário redigir uma peça processual e resolver quatro questões, apresentadas na prova através de situações-probema. Lembrando que o conteúdo da segunda prova é baseado na área escolhida pelo candidato no ato da inscrição.

Inscrição para o Exame OAB 2012

A taxa de inscrição custa 200 reais. (Foto:Divulgação)

As inscrições para o Exame da OAB 2012 podem ser realizadas até o dia 16 de agosto, através do site da OAB ou da FGV Projetos. O candidato deve ainda pagar uma taxa de R$200,00 para participar da prova.

Na hora de preencher o formulário de inscrição, o bacharel em Direito deve informar corretamente os dados pessoais e escolher a cidade onde fará a prova. Ele também deve optar por uma área jurídica para determinar o conteúdo da segunda fase do Exame da OAB. As opções são: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal e Direito Tributário.

O sistema de isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição é restrito, ou seja, somente os examinandos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal podem ter direito a este benefício. Para solicitar a isenção, é necessário preencher um requerimento até o dia 6 de agosto de 2012.

Leia mais: Divulgado o calendário das provas da OAB até 2013

Datas do Exame da OAB 2012

Os aprovados na primeira fase realizarão a segunda prova no dia 21 de outubro.(Foto:Divulgação)

–Período de inscrições:de 1º a 16 de agosto;

–Pagamento da taxa de inscrição:de 1º a 17 de agosto;

–Divulgação dos locais da prova de primeira fase:3 de setembro;

–Primeira Fase:9 de setembro;

–Resultado da primeira fase:19 de setembro;

–Divulgação dos locais da prova de segunda fase:15 de outubro;

–Segunda fase:21 de outubro;

–Resultado Preliminar final:8 de novembro.

Para obter mais informações,leia oEdital do Exame da OAB 2012.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top