Exame de prolactina: o que é, para que serve

PUBLICIDADE

A prolactina é um hormônio que atua na produção do leite humano e quando está presente no sangue em alta quantidade, pode trazer muitas consequências para a saúde da mulher, como a ausência da menstruação gerando infertilidade.  Esse problema é denominado hiperprolactinemia, que está por trás de aproximadamente 20% dos casos de ausência menstrual. Saiba mais sobre a prolactina e para que ela serve.

A prolactina pode indicar presença de tumores. (Foto: divulgação)

Prolactina

A prolactina é um hormônio produzido pela glândula hipófise, que se localiza no interior da caixa craniana, sob uma depressão óssea chama sela túrcica. Ela também é chamada de hormônio do leite, sendo muito importante para o desenvolvimento das mamas e para o aleitamento. Fora do período gestacional, a prolactina está relacionada ao controle dos hormônios femininos. Por isso, o mesmo está relacionado com a regulação da menstruação e da ovulação.

O sintoma mais aparente desse problema é a saída involuntária de leite das mamas. É muito comum especialista pedirem exame de prolactina no sangue quando há alteração na menstruação. Porém, o excesso de prolactina pode acontecer mesmo que não haja alteração do ciclo menstrual.

PUBLICIDADE
O exame é feito a partir de uma amostra simples de sangue. (Foto: divulgação)

O que é exame de prolactina

O exame de prolactina é feito através de um exame de sangue comum. Podendo necessitar de um exame de ressonância ou tomografia da hipófise, caso exista a suspeita de tumores. O tratamento é feito de acordo com a causa da elevação da prolactina e mesmo em casos de tumores, o tratamento de primeira escolha é medicamentoso.

O valor normal da prolactina é de até 20 ng/mL no sangue. Quando esse valor está aumentado, é considerado um quadro de hiperprolactinemia. Já quando os valores são superiores a 100 ng/mL sugerem a presença de tumor benigno secretor de prolactina, chamado de adenoma.

A prolactina é um hormônio polipeptídico produzido pelas células da hipofise. A dosagem desse hormônio tem interesse diagnostico de tumores hipofisários na avaliação da amenorreia secundária, em distúrbios menstruais associados ou não a galactorréia, nos casos de impotência sexual masculino e hipogonadismo.

A prolactina atua na produção do leite materno. (Foto: divulgação)

A prolactina é um hormônio que atua na produção do leite materno.  O estresse prejudica a produção do leite materno por interferir na produção desse hormônio. O exame de prolactina é usado para dosar a quantidade de hormônio que está sendo produzido e mediante aos resultados avaliar a presença de patologias associadas.

PUBLICIDADE

Leia também:

3 Comentários

  • o normal é 20,0ng/ml mas no caso é importante você ver um médico para ler melhor seu exame.

  • bom dia…já não tenho utero e fiz uns exames de rotina….o resultado da prolactina deu 33,9ng/ml….o que vc pode me explicar sobre isso

  • bom dia!!

    tem tratamento p prolactina?inregular?

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.