Menu

Comportamento

Atualizado em 18 de setembro de 2012, às 5:20 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Estudo afirma que homens e mulheres enxergam de forma diferente

Enquanto as mulheres conseguem ver melhor as cores, os olhos masculinos são capazes de detectar os detalhes com mais precisão, diz estudo.

Uma pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos revelou que homens e mulheres enxergam de forma diferente. As conclusões obtidas pelos pesquisadores americanos contradizem a suposta ‘falta de atenção masculina’ na hora de reparar os detalhes ou pequenas mudanças, como o novo corte de cabelo da mulher ou o brinco novo.

516007 Estudo afirma que homens e mulheres enxergam de forma diferente 1 Estudo afirma que homens e mulheres enxergam de forma diferentePesquisa comprova: homens e mulheres enxergam de formas distintas. (Foto:Divulgação)

As mulheres veem melhor as cores, já os homens enxergam os detalhes

Depois de realizar diversas análises, os autores do trabalho descobriram que os olhos dos homens são mais sensíveis aos pequenos detalhes e aos objetos que se movem com mais velocidade. Já as mulheres apresentam ótimo desempenho para distinguir as cores.

Para chegar ao resultado de que homens e mulheres enxergam de forma distinta, a equipe de estudiosos realizou suas pesquisas paralelas. Uma delas consistiu em apresentar uma amostra de cor para os participantes, que tiveram o desafio de descrever o tom com termos pré-determinados. Após a realização deste teste, descobriu-se que homens e mulheres usavam termos diferentes na hora de fazer a descrição de uma cor específica.

Segundo Isaac Abramov, professor de psicologia do Brooklyn College, ambos veem azul como azul, mas a porcentagem de vermelho que se enxerga na cor varia de homem para mulher. Como o público feminino apresenta um melhor desempenho na hora de classificar as cores, o estudo explica porque as mulheres são superiores ao fazer combinações ou buscar semelhanças entre os tons.

Saiba mais: Conheça os animais que não enxergam cores

516007 Estudo afirma que homens e mulheres enxergam de forma diferente Estudo afirma que homens e mulheres enxergam de forma diferenteEnquanto as mulheres percebem melhor as cores, homens são capazes de ver os detalhes mais rapidamente. (Foto:Divulgação)

O outro estudo, também conduzido pela equipe de Abramov, procurou avaliar o desempenho da visão masculina com relação a um objeto em movimento. As constatações da pesquisa revelaram um resultado bem diferente da vida real, pois os homens são capazes de detectar detalhes com mais facilidade do que as mulheres. No caso de um avião, que aparece como um ponto mínimo no horizonte, o olhar masculino é capaz de detectar com mais precisão e velocidade do que o feminino.

Motivos para homens e mulheres enxergarem de forma diferente

Além de aplicar testes de visão nos participantes, os pesquisadores americanos também procuraram apontar os motivos para as diferenças na forma de enxergar. Uma das hipóteses mais aceitas é que no cérebro há maior quantidade de receptores de hormônio masculino (testosterona) no córtex cerebral, área responsável pela zona visual.

Os autores do trabalho também se apoiaram na teoria da evolução para justificar o fato dos homens enxergarem melhor os detalhes e as mulheres serem mais eficientes na distinção das cores. De acordo com a suposição, há uma espécie de instinto caçador no homem, que desenvolveu a sua habilidade de enxergar objetos distantes com mais facilidade. No caso da mulher, a capacidade visual com relação às cores serve para melhorar o seu desempenho como coletora.

516007 Estudo afirma que homens e mulheres enxergam de forma diferente 2 Estudo afirma que homens e mulheres enxergam de forma diferenteHomens são biologicamente mais preparados para enxergar detalhes. (Foto:Divulgação)

Embora o estudo tenha identificado diferenças na forma de enxergar, Abramov argumenta que as distinções são bem sutis e afetam a visão apenas no nível primário. Como apenas a parte biológica é diferente, outros fatores precisam ser levados em conta para determinar a percepção, como os interesses, a memória e a educação.

Veja também: Por que os homens dormem depois do sexo