Menu

Saúde

Atualizado em 21 de julho de 2012, às 8:34 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Estresse no trabalho eleva em até 70% possibilidade de problemas cardiovasculares para mulheres

As situações estressantes no trabalho aumentam o risco da mulher sofrer ataques cardíaco, AVC, infarto e outras doenças cardiovasculares.
489787 Estresse no trabalho eleva em até 70 possibilidade de problemas cardiovasculares para mulheres 2 Estresse no trabalho eleva em até 70% possibilidade de problemas cardiovasculares para mulheres Estresse no trabalho compromete a saúde da mulher. (Foto:Divulgação)

O estresse prejudica milhões de pessoas no mundo, principalmente as mulheres modernas, que estão sobrecarregadas. Além de lidar com situações estressantes no trabalho, elas também precisam cuidar da casa, dos filhos e do marido. Um estudo da OIT (Organização Internacional do Trabalho) já comprovou que as mulheres trabalham mais do que os homens, quando se leva em consideração a jornada doméstica.

Descobriu-se recentemente que o estresse no trabalho pode ser prejudicial na vida da mulher e desencadear uma série de problemas cardiovasculares a longo prazo.

Saiba mais: Como deixar a rotina no trabalho menos estressante

Estresse no trabalho aumenta o risco de doenças cardiovasculares

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo Hospital Brigham and Women da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o estresse no trabalho aumenta o risco de doenças no coração em até 70% em mulheres. Os resultados do estudo foram divulgados na revista PLoS One na última quarta-feira (18).

489787 Estresse no trabalho eleva em até 70 possibilidade de problemas cardiovasculares para mulheres 3 Estresse no trabalho eleva em até 70% possibilidade de problemas cardiovasculares para mulheres O estresse no trabalho deixa a mulher em constante tensão. (Foto:Divulgação)

Para elaborar a conclusão de que o trabalho estressante interfere a saúde da mulher, os pesquisadores consideraram os dados de 22.086 participantes, com idade média de 57 anos. Este estudo foi realizado em um período de 10 anos.

Após analisar os dados, constatou-se que, em uma década, ocorreram 170 ataques cardíacos, 163 casos de AVC e 52 mortes causadas por doença cardiovascular. O estudo também estabeleceu uma associação entre os eventos cardíacos com o estresse sofrido diariamente pelas mulheres que trabalham. Outros dados contribuíram para o resultado da pesquisa, como alimentação, estilo de vida e idade.

Segundo a conclusão da pesquisa norte-americana, as mulheres que se estressam com o emprego possuem 40% mais chances de sofrer doenças cardiovasculares, como AVC e ataque cardíaco. Descobriu-se também que, a condição imposta pelo estresse, aumenta 70% o risco de sofrer infarto não fatal. Os resultados foram elaborados a partir da relação com as mulheres que não sofriam estresse constante no trabalho.

Para que um emprego fosse considerado estressante, os pesquisadores levaram em conta as ocupações que exigem demais da mulher, isto é, que a deixam sobrecarregada de tarefas e oferecem prazos limitados para a conclusão de determinadas atividades. Além de ser excessivo, o trabalho também faz com que a mulher se mantenha em constante estado de tensão.

Veja também: Meditação pode atenuar risco de doenças cardiovasculares em jovens

A coordenadora da pesquisa, Michelle Albert, acredita que a tensão sofrida pelas trabalhadoras é uma forma de estresse psicológico, capaz de afetar diretamente a saúde cardiovascular. Ela também alerta a necessidade de adotar cuidados especiais para quem vive uma rotina estressante no trabalho.

Como amenizar o estresse no trabalho?

489787 Estresse no trabalho eleva em até 70 possibilidade de problemas cardiovasculares para mulheres Estresse no trabalho eleva em até 70% possibilidade de problemas cardiovasculares para mulheres Medidas simples podem tornar a rotina menos estressante. (Foto:Divulgação)

O estresse não interfere apenas na saúde, mas também na produtividade, por isso é necessário adotar algumas medidas para amenizá-lo. Confira a seguir algumas dicas:

- Antes de tomar uma decisão séria, realize um exercício de respiração;

- A tensão corporal quase sempre está localizada na região dos ombros, então procure relaxá-los;

- Para descarregar a tensão, sem ser demitido, tenha sobre a mesa de trabalho objetos que podem ser apertados;

- Valorize o seu direito de tirar férias do trabalho, pois ajuda a mente descansar.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.