Menu

Economia

Atualizado em 29 de agosto de 2012, às 4:00 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Estresse financeiro: o que é, sintomas

Veja o que é estresse financeiro, suas principais causas e sintomas. Confira também dicas de como lidar com esse problema.

Passar por momentos de dificuldade financeira não é uma situação agradável e muito menos fácil de lidar. Esse problema pode evoluir para um estado de estresse, gerando complicações em vários aspectos da nossa vida.  Saiba o que é estresse financeiro e veja quais são os sintomas desse problema.

507413 A dificuldade financeira pode causar estresse excessivo que leva a vários problemas físicos e mentais Fotodivulgação. Estresse financeiro: o que é, sintomas A dificuldade financeira pode causar estresse excessivo que leva a vários problemas físicos e mentais (Foto: divulgação).

O que é estresse financeiro

O estresse não é apenas um diagnóstico, mas sim um processo que envolve vários fatores. Dessa forma, a intensidade com que ele  ocorre depende da maneira como cada um reage diante das diferentes situações.

O estresse financeiro é resultante de um sentimento de medo ou incapacidade de lidar com situações financeiras como a dificuldade de pagar contas, manter um padrão de vida estável, fazer planos com o dinheiro e outros.

A segurança financeira tem papel muito importante na vida de todas as pessoas e quando o estresse financeiro acomete esses indivíduos, ele pode causar problemas físicos e dificultar até os relacionamentos sociais. Esse problema pode diminuir a produtividade no trabalho, destruir casamentos e amizades, além de gerar muitos outros prejuízos.

Leia também o estresse no trabalho aumenta em até 70% chances de problemas cardiovasculares

Principais causas do estresse financeiro

Existem diversas situações que geram o estresse financeiro. Veja algumas delas:

  • Eventos que geram impacto negativo: perda do emprego, problemas de saúde, divórcio, acidente e outros;
  • Falta de educação financeira: dificulta o gerenciamento adequado das finanças;
  • Fatores psicológicos: envolvem impulsos consumistas, vícios relacionados a jogos, drogas e álcool;
  • Redução da renda ou estagnação: caracterizada pela perda do poder de compra gradualmente.
    507413 O estresse financeiro pode atrapalhar o desempenho no trabalho Fotodivulgação. Estresse financeiro: o que é, sintomas O estresse financeiro pode atrapalhar o desempenho no trabalho (Foto: divulgação).

Sintomas do estresse financeiro

  • Dores de cabeça e enxaqueca;
  • Preocupação e nervoso excessivo;
  • Pressão alta;
  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Problemas estomacais;
  • Cansaço excessivo;
  • Drogas, álcool e fumo;
  • Dificuldade de concentração;
  • Auto-estima baixa;
  • Irritabilidade;
  • Desempenho no trabalho diminuído;
  • Dificuldade no relacionamento com a família e amigos;
  • Problemas psicológicos.

Dicas de como lidar com o estresse financeiro

1. É importante cuidar de si mesmo e, se necessário, pedir ajuda a outras pessoas como familiares e amigos mais próximos. Compartilhar as dificuldades financeiras pode ser o primeiro passo para lidar com o estresse financeiro.

2. Fique de olho na sua saúde, tanto física como mental. Portanto, ter um sono de qualidade, uma boa alimentação e praticar atividade física são pontos indispensáveis para diminuir o estresse.

3. Reserve diariamente um tempo de descontração com a família e com os amigos. Tudo isso ajuda a aliviar o estresse financeiro que você está enfrentando.

4. Planeje suas finanças, registrando todas suas despesas e estabelecendo um limite diário ou semanal de gastos. Dessa forma, você pode controlar o que está sendo gasto e pode ainda economizar.

5. Se você tiver dificuldades para controlar suas finanças, procure um especialista no assunto para melhor orientá-lo em como lidar com a situação.

507413 O planejamento e controle de gastos pode ajudar a evitar o estresse financeiro Fotodivulgação. Estresse financeiro: o que é, sintomas O planejamento e controle de gastos pode ajudar a evitar o estresse financeiro (Foto: divulgação).

Saiba mais sobre as doenças que o estresse é capas de agravar

O estresse financeiro é causado principalmente por falta de controle das finanças e também por não saber como lidar com a situação. Ele deve ser levado em consideração, pois pode causar problemas físicos e psicológicos aos acometidos. A melhor forma de lidar com isso é conversando com familiares e amigos para que possam ajudá-lo. Se necessário, procure um especialista em finanças.