Menu

Saúde

Atualizado em 8 de agosto de 2013, às 7:32 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Estresse, ansiedade e nervosismo: entenda as diferenças

Com a agitação do mundo moderno, são cada vez mais comuns problemas de ordem emocional resultantes de um estado anormal de ansiedade. Saiba mais.

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas não têm tempo para descansar a mente e acabam com os nervos à flor da pele. O resultado pode ser condições que, apesar de serem parecidas, possuem diferenças importantes e por isso não devem ser confundidas. Fique por dentro do assunto e entenda as diferenças entre estresse, ansiedade e nervosismo.

 Estresse, ansiedade e nervosismo: entenda as diferençasO estresse é uma fase aguda de ansiedade e esgotamento. (Foto: divulgação)

Diferença entre estresse, ansiedade e nervosismo

A maioria das pessoas acaba confundindo os termos, o que é completamente normal. A principal diferença é com relação ao grau de intensidade da situação. O termo “estresse” é usado para se referir a uma fase aguda de ansiedade e esgotamento, como por exemplo, ao final de um dia cheio de reuniões importantes e tensas, ou o desgaste ao cuidar do filho doente.

Já a ansiedade é uma reação normal do organismo, responsável por fazer o corpo se adaptar a uma nova situação e que pode ocorrer em maior ou menor intensidade. Quando esse estado é anormalmente intenso e persistente, ao invés de ajudar acaba prejudicando a capacidade de adequação do indivíduo, resultando, então, no estado nervoso agudo.

Apesar de terem características específicas, é muito difícil rotular manifestações como nervosismo, tristeza, angústia, ansiedade, depressão, decepção, estresse e outros estados de natureza emocional, pois cada pessoa responde de uma forma individual para cada estímulo, e não é incomum ver pessoas reagindo de maneira completamente diferente frente à mesma situação.

Tratamento para o problema

Mesmo não sendo exatamente a mesma coisa, tanto o estresse quando a ansiedade e o nervosismo possuem um conflito comum, que deve ser resolvido com o auxílio de um profissional da saúde, como médicos ou psicólogos. A identificação do problema e intervenção precoce é fundamental para evitar que a situação se agrave, além de garantir mais qualidade de vida.

Existem várias maneiras para contornar a situação e retomar o estado de equilíbrio físico e mental, como o uso de medicação alopática, como os antidepressivos e ansiolíticos, uso da homeopatia e, principalmente, através da psicoterapia.

647924 A ansiedade exagerada é um problema patológico. Estresse, ansiedade e nervosismo: entenda as diferençasA ansiedade exagerada é um problema patológico. (Foto: divulgação)

Dicas para manter o equilíbrio emocional

Confira algumas dicas para prevenir problemas emocionais como o estresse e ansiedade:

  • Cuide bem da alimentação;
  • Não deixe de praticar algum esporte ou atividade física regularmente;
  • Tente trabalhar em um ambiente saudável fazendo aquilo que gosta e mantendo uma boa convivência com os colegas;
  • Reserve um tempo para o lazer;
  • Preserve os vínculos com amigos e familiares;
  • Realize consultas médicas preventivas regularmente.
647924 O tratamento com psicoterapia é muito importante para resolver esse tipo de problema. Estresse, ansiedade e nervosismo: entenda as diferençasO tratamento com psicoterapia é muito importante para resolver esse tipo de problema. (Foto: divulgação)

Com a agitação do mundo moderno, são cada vez mais comuns problemas de ordem emocional resultantes de um estado anormal de ansiedade. Vale a pena saber mais sobre o assunto e conferir dicas de como tratar esse tipo de problema.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.