Economia

Estorno de crédito – o que é

Confira o valor digitado para pagamento e evite estornos (Foto: Divulgação)

Quando você realiza uma compra no cartão de crédito e depois de efetuar a transação o estabelecimento tem que cancelar o pagamento é necessário realizar um estorno do cartão, ou seja, aquele pagamento deve ser cancelado e o valor utilizado no cartão de crédito volta a ficar disponível para utilização. O cancelamento da compra é realizado assim que o cliente ou o estabelecimento comercial solicita o estorno, porém, o limite de crédito utilizado na compra estornada pode demorar até cinco dias úteis para estar disponível novamente no cartão.

Por exemplo, se o cliente está realizando uma compra online e sem querer clica no produto errado e só verifica que comprou o item erroneamente depois que o pagamento foi aprovado, ele entre em conto com a loja, que por sua vez, solicita que a financeira estorne o valor do cartão para que o cliente possa realizar o procedimento corretamente. Porém, se o cliente usou R$ 500,00 do cartão, e o limite de crédito do item é de R$ 600,00, ele terá que esperar a solicitação ser concluída para comprar novamente. Isso porque o crédito só estará disponível no cartão novamente após a conclusão do estorno, que pode demorar até cinco dias úteis.

A devolução do valor pode demorar até cinco dias úteis (Foto: Divulgação)

O cancelamento da compra e o estorno do valor utilizado no cartão de crédito pode ser uma solicitação do cliente em alguns casos. Por exemplo, o cliente verifica que por algum motivo a loja debitou do seu cartão o mesmo valor duas vezes. O consumidor, nesse caso, deve entrar em contato com a administradora do cartão de crédito e solicitar o estorno do valor cobrado a mais. A financeira irá realizar uma análise da solicitação e em alguns minutos poderá responder se a solicitação é válida ou não.

Confira se a compra está correta antes de digitar as informações de pagamento (Foto: Divulgação)

Como evitar os estornos?

Algumas vezes é possível evitar erros que ocasionam o estorno. No caso de compras pela internet é possível verificar no site, antes de informar os dados do pagamento se o produto, valor da compra, quantidade de itens que constam na “cesta” do cliente estão corretos. Quando a compra é realizada em uma loja, o ideal é prestar atenção no valor digitado pelo atendente antes de colocar a senha. Assim evita erros no valor a ser pago, um dos principais motivos  de estorno.

Atenção no momento de realizar o pagamento de suas compras, seja em loja física ou virtual, é a melhor maneira de evitar que seja necessário realizar o estorno.

Recomendado para você
Comentários
  1. marilene da silva disse:

    valeu, tirei minha dúvida muito obrigada.

  2. valdene disse:

    boa tarde gostaria de saber algun sait ou imail para extornar uma compra aqui da loja coisa fofa ja tentei por tel nao consegui e pela maquinete da redcard e nada mim ajude por favor a venda é do dia 04/03/2013 e hoje ja é 09/03/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *