Menu

Decoração

Atualizado em 16 de setembro de 2012, às 6:35
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Estilo shabby chic na decoração

Saiba mais sobre o estilo shabby chic de decoração criado pela designer inglesa Rachel Ashwel. Confira também dicas de decoração shabby chic para sua casa.

O estilo Shabby Chic é uma das tendências atuais para as decorações. Esse estilo consiste em misturar peças antigas com modernas, usando muito os tons brancos, pastéis, azul claro, verde água e rosa. Saiba mais sobre o estilo shabby chic na decoração da casa.

512368 As cores brancas e pástel são muito usadas no estilo de decoração shabby chic Fotodivulgação. Estilo shabby chic na decoração As cores brancas e pástel são muito usadas no estilo de decoração shabby chic (Foto: divulgação).

Shabby Chic

O termo Shabby Chic foi criado em 1989 pela designer inglesa Rachel Ashwell, que significa “gastos chiques” ou “desgastados chiques”. Trata-se de uma forma de decoração de interiores usando móveis e mobiliários com aparência mais antiga, com sinais de desgaste ou com reformas para parecerem antigos.

Ao mesmo tempo, são usados panos macios, lustres antigos e cores mais claras para completar a decoração da casa. As roupas de cama, mesa, banho e sala são em sua maioria brancas, completadas com poucos detalhes em cores claras.

Segundo a criadora dessa moda, o segredo para viver bem é estar cercado de coisas bonitas, práticas e muito confortáveis. Esse estilo de decoração lembra um pouco a época das grandes casas de campo, onde a decoração era antiga e ao mesmo tempo sofisticada.

512368 As mesas e cadeiras antigas são ideais para a decoração shabby chic Fotodivulgação. Estilo shabby chic na decoração As mesas e cadeiras antigas são ideais para a decoração shabby chic (Foto: divulgação).

Veja também fotos de decoração de interiores 

Dicas de decoração estilo Shabby Chic

1. As cores mais indicadas para as paredes, móveis e outros detalhes são as cores pastéis, branco, azul claro, verde claro e rosa claro, pois proporcionam mais delicadeza ao ambiente;

2. O estilo shabby chic  tem tudo a ver com decoração usando tecidos desgastados, rendas  e fitas. Uma boa dica é procurar peças em brechós ou casa que vendam coisas usadas;

3.  O piso pode ser de madeira ou acarpetado com tapetes florais ou cores neutras e claras;

4. Os detalhes com tecidos florais e xadrez também podem ser usados nessa decoração, desde que estejam em harmonia;

5. As mesas e cadeiras mais antigas são as mais indicadas para usar na decoração shabby chic;

6. Use detalhes envelhecidos nos moveis e puxadores de gavetas, pois são ótimas opções para essa decoração;

7. Um belo lustre de cristais pode dar ainda mais beleza para essa decoração shabby chic. O ideal é colocar sobre a mesa de jantar ou na sala de estar;

8. Os quadros e vasos de flores com aspecto antigo são ótimas opções para compor essa decoração. Aposte em flores de cores mais claras e delicadas.

Veja também dicas de como fazer decoração romântica 

A decoração estilo shabby chic foi inspirada nas decorações de casas de campo, onde os móveis eram mais desgastados e com aspecto mais rústico. Essa tendência está de volta a moda atual e muitas pessoas já são adeptas desse estilo. O ideal é aproveitar os móveis e mobílias antigas para criar um novo ambiente, sem deixar de proporcionar conforto. Aposte no estilo shabby chic para decorar sua casa.