Menu

Saúde

Atualizado em 23 de abril de 2012, às 10:36 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Estenose crânio-facial: o que é

A estenose crânio-facial é uma alteração no formato da calota craniana, mas não indica necessariamente uma síndrome de Apert e Crouzon.
433197 Estenose crânio facial o que é Estenose crânio facial: o que éEstenose crânio-facial é causada por alterações ósseas na formação da cabeça.

A estenose crânio-facial é uma espécie de fusão prematura dos ossos do crânio com a face. O problema resulta no crescimento diferenciado da cabeça e não está ligado necessariamente a alguma doença. De acordo com especialistas, os prejuízos são apenas estéticos e não afetam a cognição.

O portador da estenose crânio-facial não apresenta problemas de demência, ou seja, déficit de inteligência, memória e coordenação motora. Muitas pessoas associam a calota craniana diferenciada a doenças genéticas raras, como a Síndrome de Apert e Crouzon, mas nem sempre esta ligação deve ser realizada.

Uma simples estenose crânio-facial não causa as mesmas deficiências do que uma síndrome, porém inspira cuidados. Logo após o diagnóstico da alteração craniana, é necessário tomar cuidados e contar com assistência médica para encontrar a melhor solução para o problema.

Sintomas

Os sintomas da estenose crânio-facial são físicos, ou seja, não causam o comprometimento cognitivo. No entanto, o portador do problema apresenta traços faciais característicos, como os olhos afastados e saltados. A cabeça do portador da estenose possui um formato diferente do normal, sendo alongada ou oval.

A má-formação craniana não causa danos no desenvolvimento neurológico e motor, mas requer tratamento precoce para não converter em outros problemas.

Tratamento

433197 Estenose crânio facial o que é 2 Estenose crânio facial: o que éRafaela Justus passou pela cirurgia.

O tratamento para estenose crânio-facial é realizado através de cirurgia logo após o diagnóstico. É importante não adiar o procedimento, afinal, a má-formação se agrava com o passar do tempo, podendo interferir na formação da arcada dentária, na respiração e na visão.

Normalmente realizada nos primeiros anos da infância, a cirurgia de estenose crânio-facial consiste no deslocamento do couro cabeludo para corrigir a calota craniana. Todas as etapas devem ser acompanhadas por neurologistas e cirurgiões plásticos para que o procedimento tenha sucesso.

Depois de passar por cirurgia, é importante que o paciente receba acompanhamento de um fisioterapeuta e de um fonoaudiólogo, assim fica mais fácil tratar de possíveis interferências na fala e respiração.

O caso da filha de Justus

433197 Estenose crânio facial o que é 1 Estenose crânio facial: o que éTiciane, Rafaella e Justus.

Roberto Justus declarou em entrevista para a “Folha de S.Paulo” que sua filha não sofre de nenhuma síndrome, como apontam as especulações. A caçula de Justus não é portadora de Apert e Crouzon, porque apresenta um desenvolvimento cognitivo normal e saudável.

A pequena Rafaella apresenta um quadro de estenose crânio-facial, mas ela já foi submetida a uma cirurgia reparadora em março, no Hospital Albert Einstein. A filha de Justus com Ticiane Pinheiro foi submetida a testes de QI e os resultados foram surpreendentes, pois ela apresenta desempenho acima da média.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.