Menu

Decoração

Atualizado em 19 de junho de 2012, às 6:33 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Estante com caixotes de feira: dicas, como fazer

Decoração e reciclagem: aprenda como reaproveitar os caixotes de feira na decoração montando uma charmosa estante.
468964 Estante com caixotes de feira como fazer Estante com caixotes de feira: dicas, como fazerA estante montada com caixotes é moderna e descontraída.

Decoração e reciclagem caminham lado a lado, prova disso é o fato de poder transformar elementos que seriam jogados fora em peças que recriam o visual da casa. Os velhos e abandonados caixotes de feira, por exemplo, ganham novas funções em ambientes como sala, cozinha, quarto, entre outros ambientes.

Recicle e decore. Leia: Decoração com material reciclável – como fazer

Caixotes de feira na decoração

Apesar da versatilidade assegurada pela reciclagem, existem pessoas que sentem medo de adotar os caixotes em casa e comprometer a estética de um determinado cômodo. Entretanto este preconceito com os itens reciclados não tem nenhum fundamento, já que eles permitem fazer uma composição personalizada e ainda favorecem a questão da sustentabilidade.

Os caixotes de feira, quando reciclados, podem se tornar belíssimos móveis e acessórios de decoração. Devido à capacidade de armazenamento que possuem, eles são perfeitos para estruturar estantes, móveis suspensos, armários, organizadores e racks.

Quem deseja uma estética rústica, pode usar os caixotes sem acabamento na decoração e explorar o efeito da madeira. Entretanto, se a intenção é deixar o ambiente alegre, personalizado e diferente, recomenda-se pintar a peça com uma cor de tinta bem escolhida. O efeito multicolorido também é uma possibilidade interessante, por isso experimente pintar cada caixote de uma cor diferente.

Aprenda a fazer estante com caixotes

468964 Estante com caixotes de feira como fazer 1 Estante com caixotes de feira: dicas, como fazerEstante expondo os enfeites.

Estrutura da estante
A estante com caixotes pode ter os seus módulos fixados ou não, isto depende do peso que ela irá comportar. Como as peças possuem as mesmas dimensões, elas costumam se encaixar perfeitamente entre si, quando colocadas umas sobre as outras (horizontal ou vertical).

Para que a estante tenha prateleiras, é necessário deixar a abertura do caixote livre e encostar a parte totalmente fechada na parede. O número de caixotes incluídos na estrutura depende da necessidade de repartições do morador, mas é importante conter os exageros para não abalar a estrutura. Caso seja necessário obter mais firmeza, existe a possibilidade de fixar os caixotes na parede para organizar e encaixar os módulos.

Acabamento da estante
A estante de caixotes pode ser decorada com várias cores e se tornar um elemento perfeito para compor o quarto de uma criança. Outra sugestão interessante é pintar a parte interna de uma cor e a externa de outra, criando assim um efeito bem descontraído. Por fim, para valorizar uma proposta mais sóbria, é recomendado adotar uma pintura com uma única cor.

É importante lembrar que, antes de fazer a pintura da madeira, é necessário lixar a peça por dentro e por fora.

468964 Estante com caixotes de feira como fazer 2 Estante com caixotes de feira: dicas, como fazerEstante de caixotes de feira com um visual mais sóbrio.

Decoração com a estante
Considerada um elemento diferenciado na decoração, a estante montada com caixotes com certeza será o centro das atenções no espaço decorado. Ela é moderna, descontraída, charmosa e favorece a organização dos moradores.

Depois de pronta, a estante pode completar a decoração divertida do quarto infantil, expor os enfeites da sala, organizar os livros do home office, entre outras finalidades.

Saiba mais: Caixotes de madeira para decoração

Passo a passo da estante de caixote de feira

Conteúdo avaliado com média: