Menu

Serviços

Atualizado em 19 de julho de 2012, às 14:09 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Estados onde vendas de chips Oi, Claro e Tim foram suspensas

Saiba em quais estados as operadoras foram temporariamente proibidas de comercializar chips de celular pela Anatel. A suspensão das vendas é válida a partir de 23 de julho.
489104 estados onde a venda de chips oi claro e tim foram suspensas Estados onde vendas de chips Oi, Claro e Tim foram suspensasOi, Claro e TIM estão temporariamente proibidas de venderem chips de celular em vários estados. (Foto: Divulgação)

A partir do dia 23 de julho de 2012, as operadoras de telefonia celular Oi, Claro e TIM, estão temporariamente proibidas de vender chips para celular em vários estados. A determinação partiu da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e se deve às diversas reclamações registradas pelos usuários dos serviços prestados pelas três empresas no órgão regulador desde janeiro de 2011.

Juntas, as três companhias detêm cerca de 70% do mercado de telefonia celular do Brasil, segundo a Anatel, que informa ainda que a decisão afeta os serviços de voz e dados, os mais reclamados pelos usuários em relação à Oi, TIM e Claro.

Para chegar à suspensão das vendas dos chips de celulares, a Anatel levou em conta a qualidade da rede das empresas, a qualidade do atendimento ao cliente e a interrupção de chamadas, que têm irritado os clientes dessas companhias. Elas terão aproximadamente 30 dias para apresentar planos de investimentos, definindo prazos e metas para a resolução dos problemas citados, período no qual valerá a suspensão das vendas de chips.

Com relação à Vivo, Sercomtel e CTBC, apesar de não terem sofrido a mesma punição, elas também deverão apresentar planos de melhorias dos seus serviços, assim como as três empresas que tiveram a suspensão das vendas de chips. Caso não apresentem tais planos, essas operadoras poderão sofrer o mesmo tipo de punição.

Confira o Ranking de celulares no Brasil 2012

Onde vale a suspensão

489104 estados onde a venda de chips oi claro e tim foram suspensas 1 Estados onde vendas de chips Oi, Claro e Tim foram suspensasA Anatel suspendeu as vendas de chips devido às várias reclamações recebidas contra as três operadoras. (Foto: Divulgação)

- TIM

A suspensão de vendas dos chips da TIM vale para os seguintes estados: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins, além do Distrito Federal.

- Oi

No caso da Oi, as vendas estão suspensas nos estados do Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Roraima.

- Claro

Já a Claro foi proibida temporariamente de vender chips para celulares em São Paulo, Sergipe e Santa Catarina.

Internet móvel gratuita: Programa Banda Larga 0800

Posicionamento das empresas

489104 estados onde a venda de chips oi claro e tim foram suspensas 2 Estados onde vendas de chips Oi, Claro e Tim foram suspensasAs operadoras terão cerca de 30 dias para apresentarem soluções para os problemas. (Foto: Divulgação)

A TIM, que foi a principal atingida pela suspensão temporária das vendas de chips, informou que investiu, nos últimos quatro anos, R$ 3 bilhões (por ano) na expansão da sua rede e na melhoria de sua capacidade. Além disso, a operadora também argumentou que reduziu em 36% as reclamações de seus clientes, levando em conta o primeiro trimestre de 2012.

A Oi, por sua vez, informa que tem feito melhorias constantes em sua rede e que já tem previsto um orçamento de R$ 24 bilhões destinados exclusivamente à expansão da sua rede, quantia que será usada entre os anos de 2012 e 2015.

Já a Claro se limitou a dizer que a suspensão temporária das vendas dos seus chips está ligada a problemas pontuais de atendimento no call center da operadora nos três estados citados, e que já tem feito ações para a melhoria desses serviços.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.