Menu

Decoração

Atualizado em 15 de janeiro de 2013, às 8:19 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Espelhos d’água na decoração

Para deixar o ambiente mais refrescante e reforçar o contato com a natureza, invista no espelho d'água.

As pessoas que desejam criar uma atmosfera de frescor e tranquilidade dentro de casa neste verão podem apostar nos espelhos d’água. Estas estruturas se parecem com pequenas piscinas, mas não servem para nadar ou mergulhar.

566123 Espelhos dágua na decoração 1 Espelhos dágua na decoraçãoO espelho d'água reforça o contato com a natureza e refresca o espaço. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Lago artificial no jardim: dicas, como fazer

O charme e o aconchego do espelho d’água

O espelho d’água já existe há bastante tempo, mas recentemente se tornou o desejo de muitos moradores. Este elemento paisagista permite o contato com a natureza sem sair de casa, sem falar que ele combina perfeitamente com espaços urbanos e contemporâneos.

Há várias vantagens em se ter espelhos d’água na residência, tanto estéticas como também funcionais. Muitas pessoas criam este espaço aquático com o objetivo de deixar a casa mais aconchegante, moderna e natural. Já outras não estão interessadas apenas no design, mas sim na capacidade do elemento de refrescar áreas quentes e secas.

Os espelhos d’água devem ser construídos com pedras de montanha e plantas para que se pareçam com lagos artificiais. No entanto, as bordas devem ser retas e feitas com algum material moderno.

566123 Espelhos dágua na decoração 3 Espelhos dágua na decoraçãoO espelho d'água é um elemento moderno do paisagismo. (Foto:Divulgação)

A construção do espelho d’água

O espelho d’água aparentemente tem uma estrutura simples, mas ele necessita de planejamento para que os moradores não tenham dor de cabeça depois. Para desenvolver um projeto é necessário contratar os serviços de um engenheiro para avaliar o terreno e verificar se o solo suporta a água.

Existem duas maneiras de construir os espelhos d’água: a primeira consiste em fazer uma abertura no solo, já a outra se baseia na construção de pequenas paredes de alvenaria para delimitar o espaço. Como se trata de um elemento decorativo, o espelho não precisa ter tanta profundidade, em média deve ter de 20 cm a 50 cm.

566123 Espelhos dágua na decoração 2 Espelhos dágua na decoraçãoA estrutura necessita de filtros e a bomba de circulação. (Foto:Divulgação)

A área ocupada pelo espelho d’água requer impermeabilização para evitar vazamentos, algo que só pode ser feito por uma empresa especializada. Também é importante se preocupar com o equipamento na hora de elaborar o projeto, como os filtros e a bomba de circulação. Estes dispositivos assumem papel essencial na manutenção, pois ajudam na limpeza e evitam os mosquitos que podem surgir por causa da água parada.

Se os moradores desejam deixar o espelho d’água com um aspecto ainda mais natural, eles podem acrescentar alguns seres vivos que se adaptam ao ecossistema, como certos peixes e plantas. Caso o espelho tenha animais, a sua profundidade precisa ser maior.

Os gastos e o tempo de duração da obra variam de acordo com o tamanho do espelho d’água. Para construir este elemento paisagístico dentro de casa, o morador terá que desembolsar de R$ 7.000 e R$ 10.000.

Veja também: Plantas indicadas para jardim aquático

566123 Espelhos dágua na decoração Espelhos dágua na decoraçãoEspelhos d'água dentro da casa. (Foto:Divulgação)