Menu

Saúde

Atualizado em 1 de maio de 2013, às 14:00 por Luciana
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Esgotamento nervoso: sintomas

O esgotamento nervoso é um malefício que assola a cada vez mais um maior número de indivíduos e tem como principal característica o colapso de funções psíquicas de um indivíduo. Saiba mais o que é e como evitar a amplitude deste problema:

Hoje em dia podemos afirmar sem redundâncias que vivemos em uma sociedade onde tudo acontece de forma muito rápida, o que sem dúvidas interfere na relação que temos com o nosso trabalho e com a nossa rotina de uma forma geral.

Como consequência deste comportamento massivo, muitas doenças, principalmente de ordem psíquica vem assolando a população, de modo que a cada vez mais ouvimos falar sobre novos problemas de difícil cura e manuseio. Por isso, para você que deseja se prevenir desses malefícios, saiba o que é e os sintomas característicos do esgotamento nervoso e ajuste-se para uma vida mais equilibrada e feliz:

616669 Esgotamento nervoso sintomas Esgotamento nervoso: sintomasConheça o que é o esgotamento nervoso e veja como evitar o problema pela raíz (Foto: Divulgação)

O que é o esgotamento nervoso

Entende-se por esgotamento nervoso o colapso das funções psíquicas de um ser humano, que chega a causar danos à sua estrutura mental e física. Entretanto, existem vários gêneros desta patologia, de modo que cada um recebe um nome clínico específico para  ser tratado a partir da forma mais adequada ao nível em que se encontra.

Um dos esgotamentos nervosos mais conhecidos pela medicina é a depressão, podendo ser genética ou fruto da relação comportamental de uma pessoa com o ambiente em que vive, sendo desenvolvida e assim ampliada ao decorrer de sua vida. Todavia, mesmo que muitos considerem normal, é importante trabalhar as causas que desencadeiam este problema e solucioná-los antes que seja possível uma alavancagem de um processo mais complexo e de difícil cura.

616669 Esgotamento nervoso sintomas 4 Esgotamento nervoso: sintomasO esgotamento nervoso é um problema que pode alavancar outros malefícios de ordem psíquica (Foto: Divulgação)

Sintomas do esgotamento nervoso

Os sintomas do esgotamento nervoso são diversos, cada qual equivalente ao tipo de patologia que eles irão desencadear posteriormente. De acordo com especialistas, quadros de síndrome do pânico, transtorno bipolar, síndrome do stress pós traumático e até mesmo esquizofrenia podem ser originados a partir do esgotamento nervoso, de modo que esta doença é algo que deve ser levado muito a sério.

Saiba quais são as diferenças entre depressão e transtorno bipolar.

Entretanto, para todos os casos é comum dores de cabeça, dores no abdômen, cansaço mental e físico, além da ausência de prazer nas atividades diárias. Em alguns casos também há tremores, insônia e uma sensação de fadiga o dia todo.

616669 Esgotamento nervoso sintomas 2 Esgotamento nervoso: sintomasO esgotamento nervoso leva uma pessoa a uma fadiga incessante e desprazer pelas atividades diárias (Foto: Divulgação)

Como evitar o problema

Para evitar o esgotamento nervoso, o primeiro passo é aderir aos hábitos mentais mais saudáveis, começando a mudar paulatinamente a sua rotina. Isto é, inclua uma alimentação equilibrada, que muito influencia no bom funcionamento da mente e do corpo, atividades como o yoga, meditação, xadrez ou aprendizado de um novo instrumento, entre outras que tendem acalmar a pressão psicológica que impomos a nós mesmos de forma inconsciente.

Em seguida, faça periodicamente exames médicos e não permita que pensamentos desgastantes tome conta de sua mente em momentos de paz e tranquilidade. Lembre-se que nas pequenas ações é que mudamos a nossa vida para algo melhor e mais satisfatório.

 Leia também: Como lidar com o stress – causas e sintomas.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.