Menu

Beleza

Atualizado em 27 de julho de 2012, às 8:25 por Stéfany Leitão
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Esfoliar couro cabeludo em casa, como fazer

Confira algumas dicas e uma receita caseira para fazer esfoliação capilar em casa. Tratamento reduz oleosidade dos fios.

Há pouco tempo surgiu um novo tratamento para os cabelos, que consiste na esfoliação do couro cabeludo. Esfoliar o couro cabeludo, para muitos, pode ser estranho, mas a verdade é que esta nova prática ajuda muito os fios, pois elimina as impurezas, oleosidade e resíduos que se acumulam no couro cabeludo, e em que muitos casos acabam se instalando nos fios, deixando-os opacos e sem vida.

A esfoliação capilar é indicada para pessoas que sofrem com queda de cabelos, que possuem os cabelos crespos ou que tem o couro cabeludo oleoso, com seborreia ou caspa. As mulheres que utilizam leave-in cremoso, reparador de pontas spray para fixação dos fios também devem aderir a técnica.

493575 Esfoliar couro cabeludo em casa como fazer 2 Esfoliar couro cabeludo em casa, como fazerVeja como esfoliar couro cabeludo em casa. (Foto: Divulgação)

Como fazer

A esfoliação é feita em muitos sacões de beleza, mas também pode ser feita em casa, de maneira bem fácil e rápida. Para começar, é necessário adquirir um xampu esfoliante (Alpha Lone, Éh Cosmeticos, Vita Derm e OX contam com produtos deste tipo).

No momento da aplicação do produto, o cabelo deve estar úmido e deve-se fazer movimentos circulares no couro cabeludo, fazendo uma massagem que estimula a microcirculação no local e permite que sais minerais penetrem e tratem o bulbo capilar.

Depois de esfoliar o couro cabeludo, é recomendado fazer uma hidratação capilar, com um creme de tratamento, pois assim os cabelos se mantém hidratados e absorvem melhor as propriedades do creme, ganhando mais flexibilidade, vitalidade e brilho.

493575 Esfoliar couro cabeludo em casa como fazer 1 Esfoliar couro cabeludo em casa, como fazerReceita de xampu esfoliante caseiro é feita de babosa e açúcar mascavo. (Foto: Divulgação)

Receita de xampu esfoliante caseiro

1 colher de sopa de açúcar mascavo

2 colheres de sopa da polpa da babosa

Para fazer o xampu, basta misturar o açúcar com a polpa da babosa em um recipiente plástico. Em seguida, aplique a mistura diretamente no couro cabeludo e enrole uma toalha embebida em água quente na cabeça. Deixe agir por 25 minutos, massageie o couro cabeludo e então exangue.

Leia também: Como limpar pele seca

493575 Esfoliar couro cabeludo em casa como fazer 3 Esfoliar couro cabeludo em casa, como fazerTratamento deixa os fios mais bonitos e sedosos. (Foto: Divulgação)

Benefícios do tratamento

Este tratamento desintoxica a circulação dos nutrientes no couro cabeludo, ajudando no crescimento dos fios, deixando-os bem mais saudáveis.

A massagem feita no couro cabeludo, no momento da aplicação do xampu esfoliante, ajuda a desobstruir os poros, o que faz com que os novos fios cresçam mais fortes e mais saudáveis.

Após a limpeza profunda do couro cabeludo, há uma grande diminuição na oleosidade que se acumula na própria cabeça e nos fios, de modo que as impurezas vão embora e os fios mais brilhantes e sem óleo permanecem por mais tempo.

Veja também: Hidratante caseiro contra pele ressacada