Menu

Beleza

Atualizado em 6 de abril de 2012, às 17:20 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Esfoliação corporal, como fazer

Para deixar a pele saudável e bonita é necessário ter alguns cuidados. Veja como realizar a esfoliação corporal.
422037 A esfoliação corporal colabora na limpeza e hidratação da pele. Esfoliação corporal, como fazerA esfoliação corporal colabora na limpeza e hidratação da pele.

Para obter uma pele bonita e livre de impurezas é preciso realizar a esfoliação corporal. Ela é um processo que associa a técnica de massagem com um creme hidratante corporal ou óleo misturado a uma substância áspera, podendo ser o açúcar, por exemplo. Sua prática traz grandes benefícios não só para a pele, mas também para todo o organismo. Para que você possa compreender melhor como realizar a esfoliação, conheça algumas informações.

Importância da esfoliação corporal

A realização da esfoliação corporal é importante por garantir a remoção de impurezas, colaborando, dessa forma, com a remoção de células mortas ou secas. Por isso, contribui com a proliferação de novas células, o que deixa a pele mais limpa, fresca e fina. Como a esfoliação elimina impurezas, ela acaba auxiliando no combate a acne.

Como realizar a esfoliação corporal

A esfoliação corporal ocorre através de uma mistura entre um creme hidratante ou óleo corporal, associado a uma substância granular. Vale lembrar que o tipo de mistura a ser utilizado dependerá agrado da pessoa.

A aplicação da mistura deve ser feita em todo o corpo, com movimentos firmes e circulares, de modo a envolver toda a superfície corpórea. Após a realização da mistura ela é espalhada em todo o corpo tendo como objetivo limpar, esfoliar e hidratar a pele.

Apesar da aplicação ser relativamente simples, é preciso seguir um padrão. Inicie a esfoliação pelas pernas, lateral da coxa, abdômen, lateral do abdômen, costas, braços, mãos e por último o colo e o pescoço. É importante ressaltar que as mãos, os cotovelos e os joelhos merecem uma atenção especial. Isso por serem regiões que possuem pele mais grossa.

422037 A prática da esfoliação corporal ajuda a manter uma pele bonita além de trazer benefícios ao corpo. Esfoliação corporal, como fazerA prática da esfoliação corporal ajuda a manter uma pele bonita, além de trazer benefícios ao corpo.

Qual o intervalo exato entre as esfoliações?

Cada pessoa possui um tipo de pele específico, por isso o intervalo entre as esfoliações varia.

  • Pele oleosa – intervalo de 7 a 10 dias;
  • Pele seca – intervalo superior a 15 dias;
  • Pele normal – intervalo superior a 20 dias.

Conheça os diferentes tipos de esfoliantes

  • Sal e óleo essencial – é o esfoliante mais utilizado, sendo que o tipo de sal pode ser o marinho ou o mineral.
  • Açúcar e óleo essencial ou creme hidratante – esse tipo de esfoliante possui a mesma função do sal, porém substituído pelo açúcar.
  • Plantas medicinais – algumas plantas como o gengibre, o aloe vera e o alecrim são ótimos para serem usados na esfoliação. Além de trazerem benefícios da limpeza da pele, ainda colaboram com o relaxamento e a revitalidade. 

Benefícios trazidos pela prática da esfoliação corporal

Além dos benefícios anteriormente citados como a limpeza e a hidratação da pele, a esfoliação também colabora com:

  • Melhoramento da tonalidade da pele;
  • Eficaz contra a celulite;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Ativa o metabolismo do corpo;
  • Colabora com um melhor bronzeado;
  • Devolve à pele um aspecto saudável.
422037 esfoliao Esfoliação corporal, como fazerNão se esqueça de realizar a esfoliação facial também.

A esfoliação corporal traz muitos benefícios não só à pele, mas também ao organismo. Por isso é uma técnica que deve ser praticada sempre, respeitando o intervalo exato para cada tipo de pele.