Escolas técnicas gratuitas no RJ 2013

O ensino técnico abre muitas oportunidades para o mercado de trabalho. Através dele, é possível aprender uma nova profissão e adquirir habilidades práticas.

O curso técnico aumenta as chances de conseguir um emprego. (Foto:Divulgação)

Diferente do ensino superior, o curso técnico procura ser mais direto e coloca os alunos em contato com as atividades que serão desenvolvidas no trabalho. O tempo de formação também é menor, varia de um ano e meio a dois anos.

Os cursos técnicos gratuitos estão suprindo a carência de profissionais no mercado de trabalho. Segundo uma pesquisa realizada pelo Senai, este nível de formação aumenta o salário em 24%.

O Ministério da Educação tem procurado modernizar e expandir o ensino profissional no Brasil nos últimos tempos. Uma das estratégias adotadas foi a criação do Sisutec, um sistema que distribui vagas para cursos técnicos gratuitos com base na nota do Enem. Só o estado do Rio de Janeiro ofertou 2.841 vagas através do Sisutec.

Quais são as escolas técnicas gratuitas do RJ?

Confira a seguir informações sobre as principais escolas técnicas gratuitas do estado de Rio de Janeiro.

FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro
A Faetec é responsável por facilitar o acesso à educação profissional no Rio de Janeiro. A rede oferece vários cursos de nível médio/técnico, como Cerâmica, Informática, Edificações, Automação Industrial, Mecânica, entre muitos outros. Para conseguir uma vaga na Faetec, é necessário passar no processo seletivo.

O Instituto Federal do Rio de Janeiro tem cursos técnicos gratuitos. (Foto:Divulgação)

IFRJ – Instituto Federal do Rio de Janeiro
O IFRJ está presente no estado com o objetivo de oferecer cursos que melhoram o preparo para o mercado de trabalho. Na modalidade de Ensino Técnico, há vagas para Informática, Meio Ambiente, Petróleo e Gás, Plástico, Segurança do Trabalho, Alimentos, Química, entre outros.

Senai Rio – Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial
O Senai tem unidades distribuídas no estado do Rio de Janeiro e oferece a possibilidade de formação técnica gratuita. A instituição forma profissionais para trabalhar com Programação de Jogos Digitais, Design de Móveis e Segurança do Trabalho.

O Senai forma técnicos para atuar na indústria. (Foto:Divulgação)

Senac Rio – Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial
O Senac costuma cobrar pelos seus cursos, mas também trabalha com a oferta de bolsas de estudo através do PSG (Programa Senac de Gratuidade). A instituição forma profissionais para atuar em diferentes áreas, como Administração, Beleza, Design, Saúde, Turismo, Informática, Meio Ambiente, Moda, entre outras.

 

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0