Menu

Faculdades

Atualizado em 13 de maio de 2011, às 14:10 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Escolas Militares do Brasil

escola militar brasil01 Escolas Militares do Brasil

O Exército Brasileiro procura sempre formar os melhores homens e mulheres para a defesa do país em situações de risco. Durante esse artigo, iremos comentar a respeito das principais Escolas Militares do Brasil, e comentar a respeito do Serviço Militar, que é composto do exercício das atividades específicas que são desempenhadas pelas Forças Armadas, ou seja, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, contribuindo com a Defesa Nacional como um todo.

Todo jovem brasileiro do sexo masculino sabe que ao completar 18 anos deve se alistar na Junta do Serviço Militar mais próxima de sua casa, e participar de uma seleção que é realizada pelos responsáveis da Junta. Existem jovens que morrem de medo de entrar para o exército, e outros que desejam uma carreira militar desde criança. É para esse segundo exemplo de jovens que esse artigo vai interessar.

escola militar brasil02 300x211 Escolas Militares do Brasil

Para quem quer ir além do simples alistamento aos dezoito anos e realmente seguir uma carreira nas Forças Armadas, existem as Escolas Militares, que são estabelecimentos de ensino militar do Exército que tem a missão de formar os oficiais e sargentos de carreira do Exército Brasileiro. Vamos citar algumas das escolas militares mais conhecidas:

Academia Militas das Agulhas Negras (AMAN)

A Academia Militar das Agulhas Negras está situada em Resende, no Rio de Janeiro, e forma oficiais combatentes do Exército. O curso tem a duração de quatro anos, e durante esse tempo, são realizadas diversas atividades que desenvolvem as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora necessárias para a formação militar.

A grade curricular possui disciplinas voltadas para ciências exatas, ciências militares e humanas. No final do curso, todos os estudantes que concluem são declarados Aspirante a Oficial, e são diplomados como Bacharéis em Ciências Militares. Para entrar na AMAN, antes é necessário entrar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), que fica em Campinas, São Paulo. Todas as inscrições acontecem anualmente nos meses de junho e julho, e podem ser feitas pela internet, através desse link.

escola militar brasil03 300x225 Escolas Militares do Brasil

Escola de Sargentos das Armas (EsSA)

Localizada na cidade de Três Corações, Minas Gerais, a Escola de Sargentos das Armas é responsável pela seleção e formação de sargentos de carreira do Exército Brasileiro. Assim que o aluno é aprovado, ele irá passar por um período de instrução em uma das 13 Organizações Militares que ficam nas seguintes cidades: Altamira-PA, Fortaleza-CE, Recife-PE, Jataí-GO, Juiz de Fora-MG, Pouso Alegre-MG, Campo Grande-MS, Rio de Janeiro-RJ, Jundiaí-SP, Blumenau-SC, Alegrete-RS e Pirassununga-SP.

Para se inscrever, é necessário ser brasileiro nato do sexo masculino, ter no mínimo 18 anos e no máximo 24 anos de idade, e ter concluído o Ensino Médio. Para maiores informações, acesse esse link e tire suas dúvidas sobre as inscrições, que ocorrem na metade de mês de junho até o início do mês de agosto.

escola militar brasil04 300x199 Escolas Militares do Brasil

Instituto Militar de Engenharia (IME)

Essa escola fica localizada na capital do Rio de Janeiro, e é responsável pela seleção e formação de jovens para atuar na Engenharia do Exército. Para participar da seleção, é necessário ser brasileiro nato, ter entre 16 e 22 anos e ter concluído o ensino médio. Ambos os sexos podem participar da seleção nesse instituto.

O período de inscrição ocorre entre os meses de agosto e setembro, e os cursos tem a duração de cinco anos. Para maiores informações, acesse o site do IME, clicando aqui.

escola militar brasil05 Escolas Militares do Brasil

E para conhecer maiores detalhes a respeito das Escolas Militares do Exército Brasileiro, clique aqui e vá para a página oficial do Exército, com todas as informações disponíveis para você.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.