Faculdades

Escolas Militares do Brasil

Por Redacao

O Exército Brasileiro procura sempre formar os melhores homens e mulheres para a defesa do país em situações de risco. Durante esse artigo, iremos comentar a respeito das principais Escolas Militares do Brasil, e comentar a respeito do Serviço Militar, que é composto do exercício das atividades específicas que são desempenhadas pelas Forças Armadas, ou seja, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, contribuindo com a Defesa Nacional como um todo.

Todo jovem brasileiro do sexo masculino sabe que ao completar 18 anos deve se alistar na Junta do Serviço Militar mais próxima de sua casa, e participar de uma seleção que é realizada pelos responsáveis da Junta. Existem jovens que morrem de medo de entrar para o exército, e outros que desejam uma carreira militar desde criança. É para esse segundo exemplo de jovens que esse artigo vai interessar.

Para quem quer ir além do simples alistamento aos dezoito anos e realmente seguir uma carreira nas Forças Armadas, existem as Escolas Militares, que são estabelecimentos de ensino militar do Exército que tem a missão de formar os oficiais e sargentos de carreira do Exército Brasileiro. Vamos citar algumas das escolas militares mais conhecidas:

Academia Militas das Agulhas Negras (AMAN)

A Academia Militar das Agulhas Negras está situada em Resende, no Rio de Janeiro, e forma oficiais combatentes do Exército. O curso tem a duração de quatro anos, e durante esse tempo, são realizadas diversas atividades que desenvolvem as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora necessárias para a formação militar.

A grade curricular possui disciplinas voltadas para ciências exatas, ciências militares e humanas. No final do curso, todos os estudantes que concluem são declarados Aspirante a Oficial, e são diplomados como Bacharéis em Ciências Militares. Para entrar na AMAN, antes é necessário entrar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), que fica em Campinas, São Paulo. Todas as inscrições acontecem anualmente nos meses de junho e julho, e podem ser feitas pela internet, através desse link.

Escola de Sargentos das Armas (EsSA)

Localizada na cidade de Três Corações, Minas Gerais, a Escola de Sargentos das Armas é responsável pela seleção e formação de sargentos de carreira do Exército Brasileiro. Assim que o aluno é aprovado, ele irá passar por um período de instrução em uma das 13 Organizações Militares que ficam nas seguintes cidades: Altamira-PA, Fortaleza-CE, Recife-PE, Jataí-GO, Juiz de Fora-MG, Pouso Alegre-MG, Campo Grande-MS, Rio de Janeiro-RJ, Jundiaí-SP, Blumenau-SC, Alegrete-RS e Pirassununga-SP.

Para se inscrever, é necessário ser brasileiro nato do sexo masculino, ter no mínimo 18 anos e no máximo 24 anos de idade, e ter concluído o Ensino Médio. Para maiores informações, acesse esse link e tire suas dúvidas sobre as inscrições, que ocorrem na metade de mês de junho até o início do mês de agosto.

Instituto Militar de Engenharia (IME)

Essa escola fica localizada na capital do Rio de Janeiro, e é responsável pela seleção e formação de jovens para atuar na Engenharia do Exército. Para participar da seleção, é necessário ser brasileiro nato, ter entre 16 e 22 anos e ter concluído o ensino médio. Ambos os sexos podem participar da seleção nesse instituto.

O período de inscrição ocorre entre os meses de agosto e setembro, e os cursos tem a duração de cinco anos. Para maiores informações, acesse o site do IME, clicando aqui.

E para conhecer maiores detalhes a respeito das Escolas Militares do Exército Brasileiro, clique aqui e vá para a página oficial do Exército, com todas as informações disponíveis para você.

Recomendado para você

Comentários

192 respostas para “Site Meu Vivo, www.vivo.com.br/meuvivo”

  1. cristovao brito disse:

    fui em uma das lojas aqui no Rio e fiquei esperando1hora e 20min esperando o atendimento mais nao pude esperar mais .pois tinha na minha frente mais 2 pessoas .uma loja deste porte fica inademicivel so ter uma pessoa para attender.[localizada na av:rio branco 156 3 piso] sem ninguen da uma justificativa.sou cliente dedsde quando a companhia surgiu no brasil.

  2. Gilberto Gaspar disse:

    Meu telefone fixo está mudo, e a internet funciona , o que será?, já troquei o aparelho e as tomadas.

  3. marcia jesus da silva souzamarcia disse:

    quero fazer um pedido de telefone fixo

  4. Geralda Marques Pereira Vicente disse:

    Quero fazer o cancelamento do plano do meu vivo, vivo controle ilimitado , linha ddd 011995018737

  5. Leonildo barbosa disse:

    A minha fatura é descontada no banco estou devendo OK

  6. fabiane silva de moraes disse:

    eu quero cancelar a internete que esta no nome do meu esposo e faz 4 horas q estou tentando e minguem me atende so colocam musica pra mim escutar não quero ouvir musica se vcs não me atender´pra canselar vou ir no procom e vou cancelar as 2 net q tenho to cansada de espera

  7. José Joaquim Veloso disse:

    quero que imediatamente cancelem meu plano vivo tudo, pois não quero meu número é ( 89) 81252611

  8. jeremias tome de oliveira disse:

    gostaria de recber a fatura do meu vivo todos meses no meu imal, obrigado

  9. Marcilei disse:

    quero resolver problemas da minha net , e ninguém resolve nem no 1058 e nem *8486, esse sistema da vivo é arcaico demais e ficam me mandando número de protocolo que nem fui atendido

  10. carlos roberto da silva disse:

    venho por meio desta ,informar a esta estimada empresa ; – Que nao recebo a minha fatura desde abril ,quero saber oq esta acontecendo do ocorrido ,pois meu telefone movel encontra-se broqueado ;peço no futuro mais atençao ,para q nao ocorra novamente esse problema ;pois os atendentes nao m ajudaram em nada…………………………………………………………..sem mais obrigado

  11. derenilson da silvasantos disse:

    desde de cinco meses atras eu venho tentando revolver um problema com a vivo ja passei por todos os atendentes ninguem resolve so mim enrola com meus pontos acumulados nao tenho nenhuma informaçao so presta para cobrar faturas vou procurar meus direito na procon

  12. Claudiléia de Amorim Santos disse:

    segunda via da conto referente ao mês 04 /15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *