Menu

Serviços

Atualizado em 9 de agosto de 2011, às 19:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Escola de Aplicação da USP

243118 Images escola alunos 300x262 Escola de Aplicação da USP

Uma das grandes preocupações dos pais hoje em dia é com a educação de seus filhos. Em uma sociedade onde são valorizados as pessoas que conseguem ascensão profissional, para pessoas que não nascem com muito dinheiro, a educação acaba sendo uma das únicas formas de conseguir chegar ao topo pirâmide social. É através de uma boa educação que as pessoas conseguem bons empregos, com salários mais altos. Mas a educação não é uma preocupação apenas para pessoas que querem chegar em uma universidade, por exemplo. A educação profissional deve começar nos anos de ensino fundamentais da criança. Por isso muitos profissionais acreditam que é essencial que as crianças tenham uma boa base educacional, até porque pesquisas apontam que crianças que tenham uma boa educação de base seguem adiante com seus estudos, bem mais do que as crianças que não possuem uma educação de qualidades nos primeiros anos.

Para isso, uma boa escola é fundamental para preparar os pequenos para os desafios da vida. Mas no Brasil, infelizmente, historicamente não existe uma preocupação dos governantes com a educação. É claro que muitos dizem que fazem ou fizeram muito pelas questões de educação, seja ela em esfera municipal, estadual ou federal. Mas efetivamente, poucas políticas de ensino efetivas conseguiram ser colocadas em prática para que, de fato, os brasileiros conseguissem uma educação pública, ou seja, gratuita, de qualidade. E isso acaba fazendo com que os pais que tenham condições, financiem uma escola particular para seus filhos. Mas no Brasil as boas escolas também são caras, então poucos acabam conseguindo uma escola de qualidade.

243118 Saida escola alunos Gabriel Borges 16 1 300x186 Escola de Aplicação da USP

Mas existem algumas exceções, escolas públicas de qualidade. Um exemplo é a Escola de Aplicação da USP – Universidade de São Paulo. A escola é destinada a crianças e adolescentes que precisem completar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Recentemente foi feito uma pesquisa pelo Ministério da Educação e a Escola de Aplicação da USP ficou em primeiro lugar entre as escolas estaduais de São Paulo. Também ganhou uma outra posição de destaque neste estudo: Acabou sendo avaliada como a melhor escola de ensino fundamental de toda a rede de ensino, incluindo a particular, do estado de São Paulo.

Para entrar na Escola de Aplicação é necessário ter sorte. O processo seletivo, como é feito com crianças, não é realizado através de algum tipo de prova, e sim de sorteio. Os pais, que se encaixam dentro de algumas características sociais, podem inscrever seus filhos no sorteio, que aconteceu anualmente para suprir as vagas dos alunos que se formam e saem da escola. No total, o colégio tem 738 alunos que estudam do 1º ano do ensino fundamental ao 3º do colegial. Esses números correspondem ao levantamento realizado em Agosto de 2011.

243118 Saida escola alunos Gabriel Borges 16 1 300x186 Escola de Aplicação da USP

Para saber mais sobre a Escola de Aplicação da USP, acesse: http://www.ea.fe.usp.br/