Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saúde > Esclerose Múltipla o que é, sintomas e tratamentos

Esclerose Múltipla o que é, sintomas e tratamentos

Por Andre

Condição que afeta cerca de 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo, a Esclerose Múltipla é uma doença capaz de provocar muitas mudanças na qualidade de vida do paciente, que pode ficar bastante prejudicada.

Esclerose Múltipla o que é, sintomas e tratamentos (Foto: Pixabay)

Mais comum entre as pessoas na faixa de 20 a 40 anos de idade, essa doença neurológica afeta principalmente as mulheres. No Brasil, estima-se que cerca de 35 mil pessoas tenham Esclerose Múltipla, conforme os dados mais recentes.

A Esclerose Múltipla não tem cura, mas as constantes pesquisas relativas à doença têm resultado em novos tipos de tratamentos que ajudam a trazer uma significativa melhora na qualidade de vida dos pacientes.

Esclerose Múltipla o que é, sintomas e tratamentos

Quem tem EM apresenta perda de volume cerebral cinco vezes mais rápida que uma pessoa saudável (Foto: Pixabay)

O que é Esclerose Múltipla? Trata-se de uma doença autoimune que afeta o cérebro, nervos ópticos e a medula espinhal, provocando lesões cerebrais e medulares. Isso se deve ao fato de o sistema imunológico atacar células saudáveis ao confundí-las com intrusas, levando também à corrosão da bainha protetora dos nervos, chamada de mielina.

Com isso, a comunicação entre o cérebro, a medula espinhal e outras áreas do sistema nervoso central é afetada. No decorrer do tempo, a degeneração da mielina pode levar à atrofia ou perda de massa cerebral. De maneira geral, quem tem a doença apresenta perda de volume cerebral até cinco vezes mais rápida do que uma pessoa saudável.

As causas da Esclerose Múltipla não são conhecidas, mas algumas pesquisas sugerem que a genética, o ambiente em que a pessoa vive e até um vírus podem contribuir para o desenvolvimento da doença.

Esclerose Múltipla sintomas

Dificuldades para andar estão entre os sintomas da Esclerose Múltipla (Foto: Pixabay)

Quais são os sintomas da Esclerose Múltipla? Essa doença pode se manifestar de diversas formas, e entre os sinais mais comuns vale destacar:

  • Fadiga intensa e constante
  • Transtornos visuais (visão dupla e embaçada)
  • Alterações fonoaudiológicas (voz trêmula, lenta, dificuldade para engolir)
  • Perda de audição
  • Perda de equilíbrio
  • Espasmos musculares
  • Formigamentos
  • Incontinência urinária
  • Problemas sexuais
  • Depressão
  • Dificuldades cognitivas

Esclerose Múltipla tratamentos

Os tratamentos para Esclerose Múltipla incluem o uso de determinados remédios (Foto: Pixabay)

E com relação aos tratamentos para Esclerose Múltipla? Apesar de não ter cura, a doença pode ser controlada, através do uso de medicamentos e de técnicas como a fisioterapia, que ajudam a melhorar a qualidade de vida.

Entre os medicamentos para Esclerose Múltipla estão o Interferon, Acetato de glatirâmer, Fingolimode, Natalizumabe e Mitoxantrona, lembrando que a utilização deve ser feita somente com orientação médica. A vitamina D também tem sido utilizada no tratamento.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Recomendado para você
Saúde

Feijão Azuki

Saúde

Alimentos que Contém Ferro para Anemia

Saúde

Diferenças entre cirurgias do estômago

Saúde

Chá do Sol – Conheça os Benefícios e Como Preparar

Comentários