Menu

Decoração

Atualizado em 11 de julho de 2012, às 8:43 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Escada caracol: modelos e fotos

Saiba mais sobre a escada caracol e descubra se o modelo helicoidal realmente combina com o seu projeto.
483388 483388 Escada caracol modelos e fotos 7 Escada caracol: modelos e fotosA escada caracol é viável principalmente em ambientes pequenos. (Foto:Divulgação)

A escada é essencial para determinadas residências, afinal, ela estabelece a ligação entre o piso inferior e o superior. Este elemento garante a circulação das pessoas dentro do imóvel, por isso deve apresentar uma estrutura com boa estabilidade e segura.

Há vários modelos de escadas que podem ser instalados em casa, mas antes de escolher a melhor opção, é necessário avaliar a área disponível, a quantidade de patamares e o orçamento. Dependendo da escolha, a escada pode acabar assumindo papel protagonista na decoração da área de convivência.

Existem escadas para agradar todos os gostos e bolsos, como é o caso do modelo caracol. O efeito helicoidal deste elemento contribui com a estética residencial, mas também pode comprometer a segurança de crianças e idosos.

Saiba mais: Escada caracol para casa – Dicas de decoração

Escada caracol: dicas, modelos

483388 Escada caracol modelos e fotos 12 Escada caracol: modelos e fotosA escada apresenta um desenho elegante que contribui com a decoração. (Foto:Divulgação)

A escada caracol é uma opção bastante usada na hora de construir um imóvel, mas que apresenta prós e contras. Ela é vantajosa porque permite economizar espaço em casa e também garante um desenho bonito para complementar a decoração. O seu uso, quando bem planejado, pode trazer benefícios para a estética do ambiente, mas é essencial tomar cuidados com as medidas.

Uma boa escada caracol não pode exagerar na economia de espaço, pois as dimensões mínimas impedem que o morador se movimente ao subir e descer os degraus. Os especialistas recomendam que a escada caracol tenha diâmetro mínimo de 1,20 metro e um vão de 1,30 metro na laje para a instalação. Quando é necessário transportar volume de um piso para o outro, estas dimensões precisam ser ampliadas para que a pessoa não corra riscos.

O vão criado para instalar a escada deve ser circular ou quadrado, além do que precisa deixar espaço livre para o indivíduo deslizar as mãos pelo corrimão. Em média, a escada será sempre 10 centímetros menor do que o recorte na laje.

483388 Escada caracol modelos e fotos 14 Escada caracol: modelos e fotosÉ necessário se preocupar com as medidas para que a escada não se torne perigosa. (Foto:Divulgação)

Embora a escada caracol seja capaz de acrescentar muito para a decoração de uma casa, muitas pessoas se sentem desconfortáveis e inseguras com este modelo. Quando não respeita as proporções mínimas e possui uma instalação irregular, a escada caracol aumenta as chances de quedas e outros acidentes.

Modelos de escada

Existem vários modelos de escadas caracol, que valorizam tanto o estilo clássico ou moderno. As peças se distinguem quanto ao material, tamanho, número de degraus e acabamento, mas sempre preserva o seu efeito espiral. Na hora de instalar uma escada em casa, o morador pode optar entre as versões de concreto, ferro, madeira, entre outros materiais.

Uma alternativa que costuma funcionar em casa é a escada semicaracol, que propõe a união da escada reta com a caracol. O seu desenho normalmente apresenta o trecho em espiral na parte inferior, enquanto a parte com linhas retas prevalece na parte superior.

Veja também: Dicas para ter uma escada segura

Fotos de escada caracol

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.