Erva-cidreira: propriedades, benefícios

PUBLICIDADE
Segundo pesquisas, a combinação da erva-cidreira com outras plantas calmantes ajuda a diminuir a ansiedade e a instigar o sono. (Foto: Divulgação)

A erva-cidreira, conforme já revelaram várias pesquisas, contém diversas característica medicinais muito benéficas, tais como: antiviral, antioxidante, calmante, anti-inflamatória e digestiva. Ela ainda é muito utilizada para tratar nervosismo febre, perturbações de sono, espamos e também para atenuar inflamações de dores.

Confira: Relaxante muscular natural – dicas

Suas folhas podem ser utilizadas para fazer chá. O chá de erva-cidreira é muito empregado para atenuar os nervos, aliviar depressões, dores de cabeça, dor no ventre, dor de ouvidos e dor de dentes.

PUBLICIDADE

Mais benefícios

O chá de erva-cidreira é muito empregado para atenuar os nervos, aliviar depressões, dores de cabeça entre outros.(Foto: Divulgação)

A mulher beneficia ainda mais com as decorrências da planta, já que, é uma aliada na regulação da menstruação, ajuda a acalmar e relaxar em casos de cólicas, proporciona efeito tônico no útero e pode ainda auxiliar em quadros de esterilidade.

Ansiedade

Alguns registros sugerem que a erva-cidreira, em combinação com outras plantas, pode ajudar a tratar a indigestão.(Foto: Divulgação)

Em diversos estudos foi descoberto que a combinação da erva-cidreira com outras plantas calmantes ajuda a diminuir a ansiedade e a instigar o sono. Poucas análises examinaram a erva-cidreira por si só, a não ser por uso tópico. Por exemplo, numa pesquisa em indivíduos com problemas menores de sono, aquelas que ingeriram uma combinação de valeriana e erva-cidreira relataram que dormiam melhor do que aquelas que ingeriam o placebo.

Leia mais: Alimentos que atenuam os sintomas da menopausa

Em outro estudo, com uma equipe de controlo com um placebo, 18 voluntários saudáveis receberam duas doses separadas de extrato de erva-cidreira (300 mg e 600 mg) ou um placebo durante uma semana. As pessoas que tomara a dose mais alta, relataram uma melhora no humor e aumentou expressivamente a calma e atenção.

Herpes

Pomadas que possuem a planta na composição pode ajudar a curar a herpes ocasionada pelo vírus simplex (HSV).(Foto: Divulgação)

Algumas pesquisas indicam que as pomadas com erva-cidreira em sua composição, podem ajudar a melhorar a herpes ocasionada pelo vírus simplex (HSV). Numa análise de 116 voluntários com o vírus, aquelas que aplicaram a pomada nas feridas nos lábios, obtiveram uma melhoria expressiva da vermelhidão e do inchaço, após somente dois dias. Diversas pesquisas em animais ainda apoiam o valor da utilização tópica da planta nas feridas da herpes.

Veja também: Tomar chá diariamente ajuda na prevenção da diabetes

PUBLICIDADE

Alguns registros sugerem que a erva-cidreira, em combinação com outras plantas, pode ajudar a tratar a indigestão. Em algumas análises foi verificado que a planta pode ajudar a melhorar a função cognitiva e reduzir a agitação dos indivíduos com a doença de Alzheimer.

Leia também:

1 comentário

  • amei esta materia dos chás e alimentação,e sucos naturais muito legal

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.