Bem Estar

Erva-cidreira: propriedades, benefícios

Segundo pesquisas, a combinação da erva-cidreira com outras plantas calmantes ajuda a diminuir a ansiedade e a instigar o sono. (Foto: Divulgação)

A erva-cidreira, conforme já revelaram várias pesquisas, contém diversas característica medicinais muito benéficas, tais como: antiviral, antioxidante, calmante, anti-inflamatória e digestiva. Ela ainda é muito utilizada para tratar nervosismo febre, perturbações de sono, espamos e também para atenuar inflamações de dores.

Confira: Relaxante muscular natural – dicas

Suas folhas podem ser utilizadas para fazer chá. O chá de erva-cidreira é muito empregado para atenuar os nervos, aliviar depressões, dores de cabeça, dor no ventre, dor de ouvidos e dor de dentes.

Mais benefícios

O chá de erva-cidreira é muito empregado para atenuar os nervos, aliviar depressões, dores de cabeça entre outros.(Foto: Divulgação)

A mulher beneficia ainda mais com as decorrências da planta, já que, é uma aliada na regulação da menstruação, ajuda a acalmar e relaxar em casos de cólicas, proporciona efeito tônico no útero e pode ainda auxiliar em quadros de esterilidade.

Ansiedade

Alguns registros sugerem que a erva-cidreira, em combinação com outras plantas, pode ajudar a tratar a indigestão.(Foto: Divulgação)

Em diversos estudos foi descoberto que a combinação da erva-cidreira com outras plantas calmantes ajuda a diminuir a ansiedade e a instigar o sono. Poucas análises examinaram a erva-cidreira por si só, a não ser por uso tópico. Por exemplo, numa pesquisa em indivíduos com problemas menores de sono, aquelas que ingeriram uma combinação de valeriana e erva-cidreira relataram que dormiam melhor do que aquelas que ingeriam o placebo.

Leia mais: Alimentos que atenuam os sintomas da menopausa

Em outro estudo, com uma equipe de controlo com um placebo, 18 voluntários saudáveis receberam duas doses separadas de extrato de erva-cidreira (300 mg e 600 mg) ou um placebo durante uma semana. As pessoas que tomara a dose mais alta, relataram uma melhora no humor e aumentou expressivamente a calma e atenção.

Herpes

Pomadas que possuem a planta na composição pode ajudar a curar a herpes ocasionada pelo vírus simplex (HSV).(Foto: Divulgação)

Algumas pesquisas indicam que as pomadas com erva-cidreira em sua composição, podem ajudar a melhorar a herpes ocasionada pelo vírus simplex (HSV). Numa análise de 116 voluntários com o vírus, aquelas que aplicaram a pomada nas feridas nos lábios, obtiveram uma melhoria expressiva da vermelhidão e do inchaço, após somente dois dias. Diversas pesquisas em animais ainda apoiam o valor da utilização tópica da planta nas feridas da herpes.

Veja também: Tomar chá diariamente ajuda na prevenção da diabetes

Alguns registros sugerem que a erva-cidreira, em combinação com outras plantas, pode ajudar a tratar a indigestão. Em algumas análises foi verificado que a planta pode ajudar a melhorar a função cognitiva e reduzir a agitação dos indivíduos com a doença de Alzheimer.

Recomendado para você
Bem Estar

Novas regras para cirurgia bariátrica no SUS

Bem Estar

Decolar Passagens Aéreas Promocionais 2017

Bem Estar

Cuidados necessários com as orelhas furadas

Bem Estar

Como Fazer uma Dieta Corretamente

Comentários
  1. maria eliene disse:

    amei esta materia dos chás e alimentação,e sucos naturais muito legal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *