Menu

Bem Estar

Atualizado em 19 de fevereiro de 2013, às 12:45
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Erros mais comuns ao fazer dieta

Está tentando emagrecer, mas encontra algumas dificuldades? Confira dicas para não errar na hora da dieta.

Obter a forma física ideal é o sonho e metas e de muitos, mas nem sempre essa é uma tarefa fácil. Entre os melhores prazeres da vida está a arte de comer. Para ajudar nessa tarefa existem as famosas dietas. Hoje é possível encontrar incontáveis tipos de dietas que prometem fazer milagres. Mas por que mesmo assim ainda é difícil emagrecer? Existem alguns erros comuns ao fazer dieta que acabam atrasando o processo da perda de peso, além é claro de outros fatores. Saiba mais.

582994 Erros mais comuns ao fazer dieta Erros mais comuns ao fazer dietaAlguns erros podem ser evitados na hora de fazer dieta. (Foto: divulgação)

Erros ao fazer dieta

Passar muito tempo sem comer – há quem acredite que ficar muito tempo se comer, passando fome, é a melhor solução para emagrecer. Aí está um dos principais erros. Pular refeições atrapalha o funcionamento do metabolismo e traz mal estar, irritação, mau hálito e outros problemas. O ideal é se alimentar de três em três horas. Para quem deseja emagrecer, essas refeições devem ser leves e nutritivas.

Não beber água – esse é outro erro comum de quem faz dieta e também de quem não faz. O ser humano para ter um organismo funcionando 100% deve consumir cerca de 2 litros de água por dia ou mais. Ingerir dois copos de água antes da refeição dá uma sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos.

582994 Erros mais comuns ao fazer dieta1 Erros mais comuns ao fazer dietaNão fique mais do que três horas sem se alimentar. (Foto: Divulgação)

Deixar de consumir carboidrato na parte da noite – a maioria das dietas indica o corte do carboidrato depois das 18h. Realmente o metabolismo fica mais lento na parte da noite, mas o mesmo continua funciona até enquanto a gente dorme. Por isso, não faz muita diferença comer carboidrato de dia ou de noite, o essencial é prestar atenção na quantidade consumida.

Exagerar no final de semana – passa a semana inteira com frutas e legumes. No final de semana resolve comer tudo e mais um pouco. Isso não adianta de nada para quem quer emagrecer. O excesso só faz você ganhar peso, mesmo se houve racionamento durante a semana.

Dicas para emagrecer com saúde

582994 Erros mais comuns ao fazer dieta2 Erros mais comuns ao fazer dietaA prática de atividade física garante a perda de peso com saúde. (Foto: Divulgação)

Coma de três em três horas. Beba muita água. Não substitua alimentos naturais por industrializados, mesmo que sejam os famosos “lights”. Eles contêm muito sódio e demais conservantes que podem fazer mal ao longo dos dias. Alimentos integrais são mais saudáveis, mas nem sempre menos calóricos. Por isso cuidado com o exagero dos grãos.

A perda de peso com saúde está relacionada com uma alimentação balanceada e a prática de atividade física regularmente. Apenas substitua as porcarias por alimentos saudáveis e naturais. Uma caminhada de 30 minutos por dia já traz melhoras na sua saúde e ajuda a emagrecer. Nada de loucuras ou exageros. Cuidado com a sua saúde.

Leia também:

Como perder peso sem passar fome

Sobremesas para quem está de dieta: dicas