Menu

Criança

Atualizado em 28 de fevereiro de 2013, às 16:40
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Erros ao dar banho no bebê

O banho do bebê necessita de cuidados especiais. Veja os erros comuns nesse momento e como evita-los.

A hora do banho do bebê exige alguns cuidados específicos, pois a pele da criança é muito delicada. O coto umbilical deve ser bem limpo, afinal esse local pode servir como porta de entrada para as bactérias. Saiba mais sobre o assunto e veja os principais erros ao dar banho no bebê. Confira.

588158 Jamais deixe o pequeno tomando banho sozinho. Foto divulgação Erros ao dar banho no bebê Jamais deixe o pequeno tomando banho sozinho. (Foto: divulgação)

Banho do bebê

Um dos principais problemas enfrentados pelos pais após o nascimento do bebê é o banho. As dúvidas sobre os produtos a serem usados, como cuidar do coto umbilical, como preparar a água e proteger os olhos do bebê, além de muitas outras que surgem.

A insegurança dos pais é muito normal. Além de ser uma experiência diferente para eles, o medo de lidar com bebê nessa situação necessita de algumas habilidades. É preciso ter calma nesse momento para evitar erros que podem prejudicar o bebê.

588158 Não é necessário utilizar muito sabão para dar banho no bebê. Foto divulgação Erros ao dar banho no bebê Não é necessário utilizar muito sabão para dar banho no bebê. (Foto: divulgação)

Veja também como dar banho em bebês

Erros ao dar banho no bebê

1. Deixar o bebê sozinho: não importa onde você irá dar banho na criança, nunca a deixe sozinha. Prepare todos os materiais antes de dar o banho para evitar esse problema. Ele pode se afogar em questão de segundos e com apenas 2 centímetros de água;

2. Água muito quente: não é necessário ferver a água do banho a não ser que ela não seja tratada. A água muito quente pode provocar queimaduras na pele da criança, por isso é necessário testar a temperatura antes de coloca-la;

3. Uso exagerado de sabonetes e xampus: utilize somente quantidades pequenas para evitar que a pele do bebê resseque e fique sensível. De preferência para produtos dermatologicamente testados;

4. Não secar direito o bebê: é necessário secar bem as dobrinhas com fraldas de pano ou uma toalha fralda. Não esfregue demais a pele do bebê para não causar irritações;

5. Não aquecer o ambiente: os recém-nascidos perdem calor muito rápido e sentem frio. Para que isso não ocorra é necessário manter o ambiente aquecido e que o banho seja rápido para evitar perda de calor. Evite deixar o pequeno muito tempo sem roupa.

588158 O ambiente deve ser limpo e aquecido. Foto divulgação Erros ao dar banho no bebê O ambiente deve ser limpo e aquecido. (Foto: divulgação)

Veja também cuidados com a higiene do bebê 

O banho do bebê deve ser dado com cuidado para evitar danos à sua saúde. É comum logo nos primeiros dias de vida os pais cometerem alguns erros, porém é preciso redobrar a atenção para não colocar em risco a vida do bebê. Tenha cuidado com a temperatura da água, proteção do bebê, produtos usados e proporcione um bom banho para a criança.