Menu

Saúde

Atualizado em 1 de agosto de 2012, às 8:40 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Envenenamento doméstico: como prevenir

Conheça medidas simples para a prevenção de envenenamento doméstico, que figura entre os locais onde ocorre maior incidência de intoxicação.

Embora pareça inacreditável, cerca de 45% das intoxicações ocorrem dentro dos lares. Entre as vítimas mais comuns, estão em maior número as crianças e os animais domésticos. O envenenamento doméstico, geralmente, ocorre devido a 3 fatores: medicamentos, produtos de limpeza (ou semelhantes) e plantas.

As pessoas estão muito habituadas com a rotina e tudo que faz parte dela. Objetos e substâncias que, para os adultos, podem parecer inofensivos, para crianças e animais, no entanto, podem ser fatais.

495990 Envenenamento doméstico como prevenir.1 Envenenamento doméstico: como prevenirO perigo mora em seu lar (Foto: Divulgação)

Difícil imaginar que uma inocente planta, por exemplo, pode envenenar você e, com maior risco, seus filhos. Até mesmo um frasco de perfume poderia tirar a vida de uma criança. Devido a tais riscos e outros tantos, o melhor a fazer é conhecer o potencial de intoxicação de tudo que nos cerca e, adotando certos hábitos, podemos aprender como prevenir envenenamentos domésticos.

Como prevenir o envenenamento doméstico

Os medicamentos são um verdadeiro perigo, no tocante a envenenamentos. Para preveni-los, mantenha os frascos e cartelas fora do alcance das crianças. Elas são curiosas, especialmente se os comprimidos forem coloridos (quando podem ser confundidos com balas) e poderão ingeri-los, intoxicando-se. Da mesma forma, para não aguçar as crianças, não tome remédios, perto dela. Para prevenir o envenenamento doméstico, guarde os medicamentos em suas embalagens corretas e tenha muita atenção com remédios infantis que tenham embalagens semelhantes às de adultos. Evite, também, tomar medicamentos, no escuro, para que você não se confunda.

 

495990 Envenenamento doméstico como prevenir.2 Envenenamento doméstico: como prevenirOs remédios atraem as crianças (Foto: Divulgação)

O envenenamento doméstico também é causado, em grande número, pelos produtos de limpeza ou semelhantes. Da mesma forma, para prevenir uma intoxicação, mantenha-os em locais seguros e afastados de crianças e animais. Nunca coloque estes produtos dentro de outras garrafas, como as de refrigerantes, que poderão confundir as pessoas, causando envenenamentos. Você também deve ter atenção às instruções de uso, para cada uma destas substâncias. Use-os da forma indicada, nos rótulos.

Saiba como proceder, em caso de intoxicação: Intoxicação por medicamentos: primeiros socorros

495990 Envenenamento doméstico como prevenir.3 Envenenamento doméstico: como prevenirAs crianças, como se sabe, colocam tudo na boca (Foto: Divulgação)

Mantenha, sempre, toda a casa bem limpa a organizada. Alguns hábitos podem favorecer o aparecimento de animais peçonhentos, podendo ocorrer o envenenamento doméstico, por estes. Aranhas, escorpiões, cobras e até mesmo ácaros podem causar graves intoxicações, podendo levar à morte.

495990 Envenenamento doméstico como prevenir.4 Envenenamento doméstico: como prevenirOs aracnídeos são muito perigosos (Foto: Divulgação)

As plantas também estão entre as causas de envenenamento doméstico. Para prevenir intoxicações, ensine as crianças e não colocarem qualquer tipo de planta, na boca. Da mesma forma, ao tocar tais plantas, as mãos devem ser imediatamente lavadas, com água e sabão, pois o envenenamento poderá ocorrer, por meio do contato com os olhos e boca. Veja, abaixo, algumas das plantas domésticas venenosas mais comuns, nos lares do Brasil:

495990 Envenenamento doméstico como prevenir.5 Envenenamento doméstico: como prevenir"Comigo ninguém pode" (Foto: Divulgação)
495990 Envenenamento doméstico como prevenir.6 Envenenamento doméstico: como prevenir"Copo de leite" (Foto: Divulgação)
495990 Envenenamento doméstico como prevenir.7 Envenenamento doméstico: como prevenir"Antúrios" (Foto: Divulgação)

Como se vê, todo cuidado é pouco, especialmente se existem crianças, na casa. Para prevenir envenenamentos domésticos, procure informações sobre tudo que está presente, na sua rotina.

Saiba sobre as plantas em: Os perigos das plantas tóxicas em casa

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.