Menu

Empregos

Atualizado em 10 de janeiro de 2013, às 14:18 por Jose
Você está em: MundoDasTribos > Entrevista de emprego: como se comportar na dinâmica

Na dinâmica de grupo, o objetivo é avaliar o seu comportamento e ver quais atitudes você pode tomar diante de determinadas situações.

Quem nunca passou por uma entrevista de emprego, muito provavelmente, vai passar. Este é um processo natural enfrentado pela maioria das pessoas que desejam conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Entretanto, além de enfrentar a banca de entrevistadores, os candidatos geralmente precisam participar da dinâmica em grupo, cujo objetivo é avaliar o comportamento e o posicionamento dos envolvidos diante de uma determinada situação.

A empresa também aproveita esta oportunidade para identificar certas habilidades nos participantes e avaliar o modo como se relacionam com os demais. Tais aspectos são extremamente importantes no dia a dia corporativo e, por isso, podem ser decisivos para a sua contratação.

Mantenha a diplomacia

564740 Entrevista de emprego – como se comportar na dinâmica Entrevista de emprego: como se comportar na dinâmicaO clima de competição não deve atrapalhar o seu relacionamento com os demais participantes. (Foto: Divulgação).

Não deixe que o clima de competição o contagie de modo a colocar uma barreira entre você e os demais candidatos. Procure manter a diplomacia, sendo educado e simpático com todos os participantes. Apenas tome cuidado para não parecer artificial demais.

Esse tipo de atitude é visto com bons olhos pelos avaliadores, que sempre estão à procura de profissionais que saibam se relacionar com os colegas de trabalho. Evite piadas ou qualquer tipo de comportamento que possa constranger alguém. Trate todos com bastante respeito e cordialidade.

Confira algumas dicas de comportamento no ambiente de trabalho.

Cuidado na hora de falar

564740 Entrevista de emprego – como se comportar na dinâmica1 Entrevista de emprego: como se comportar na dinâmicaNa hora de se apresentar, tome cuidado para não exaltar demais suas qualidades e parecer arrogante. (Foto: Divulgação).

Quando for pedido para falar de si mesmo, tome cuidado para não exagerar. Não exalte demais suas qualidades e nem pegue pesado com os defeitos. Seja moderado, procurando ressaltar o que você tem de bom, evidentemente, mas sem passar dos limites.

Se não souber dosar o seu discurso, você pode parecer arrogante, atitude que incomoda os avaliadores, ou então ir para o outro extremo e apelar para a falsa modéstia. A dica é manter a naturalidade e ser verdadeiro em suas respostas, sem aumentar ou diminuir.

Saiba quais são os principais erros cometidos numa dinâmica de grupo.

Outras dicas de comportamento

564740 Entrevista de emprego – como se comportar na dinâmica2 Entrevista de emprego: como se comportar na dinâmicaEssas e outras regras básicas de comportamento são importantes para você atrair os olhares dos avaliadores. (Foto: Divulgação).

Também existem algumas regras básicas que você deve seguir quando estiver participando de uma dinâmica de grupo, como manter o celular desligado, ir bem vestido (usar roupas discretas e que combinem com a ocasião), evitar vícios de linguagens e ouvir os outros candidatos.

Ao ir para uma dinâmica, é importante ter mente que tal atividade possui uma metodologia de avaliação que segue um rigor científico e que é baseada nas terapias de grupo. Por isso, procure interagir com os participantes e falar sempre quando achar necessário (e conveniente), não se esquecendo de manter uma postura educada e que mostre comprometimento.