Saúde

Entenda o que é Microcefalia

Por Isah

Entenda o que é Microcefalia, o que afeta na vida da pessoa e como você pode se proteger em alguns casos que essa má formação tem mais chances de acontecer. O crescimento anormal do cérebro atinge centenas de recém-nascidos no mundo. A condição de microcefalia pode ser descoberta ainda durante a gravidez com a ajuda de exames pré-natais e acompanhamento médico constante e os pais podem se preparar melhor para ter uma criança em casa com essa má formação.

Entenda o que é Microcefalia. (Foto Ilustrativa)
Entenda o que é Microcefalia. (Foto Ilustrativa)

O que é a microcefalia?

A microcefalia trata-se de uma condição rara que ocorre durante a gestação. A criança não desenvolve o crânio normalmente e ao nascer, a cabeça apresenta medidas menores do que as de crianças normais.

A microcefalia é uma malformação congênita, ou seja, acontece ainda na barriga da mãe devido a diversos fatores, todos relacionados à saúde da gestante. A criança nasce com a cabeça com medida inferior a 33 cm de circunferência (medida mínima em recém-nascidos).

Entenda o que é Microcefalia
Entenda o que é Microcefalia, como funciona, como prevenir e tratar (Foto: Divulgação)

Como identificar a microcefalia?

A microcefalia é identificada em exames pré-natais ou logo após o nascimento, através de exames obrigatórios nas primeiras 24 horas de vida do recém-nascido.

Entenda o que é Microcefalia
Veja como a microcefalia funciona (Foto: Divulgação)

Tratamento para a microcefalia

Não existe tratamento para a microcefalia, mas a ajuda de terapias impede que a criança desenvolva outros problemas de saúde ao longo da vida. Entre eles, o retardo mental, dificuldade na fala, distorções faciais, nanismo, alterações neurológicas, epilepsia e dificuldade de coordenação motora.

O tratamento terapêutico deve ter início logo nos primeiros meses de vida. Vale lembrar que toda criança portadora de microcefalia tem que receber acompanhamento médico constante.

Causas da microcefalia

Antigamente, os microcéfalos iam para o circo. (Foto Ilustrativa)
Antigamente, os microcéfalos iam para o circo. (Foto Ilustrativa)

As causas são variadas e incluem:

Malformação do sistema nervoso do bebê;

– Falta de oxigênio no cérebro da criança (causada por complicações na gravidez ou no momento do parto);

– Uso de qualquer tipo de droga durante a gestação;

– Desnutrição na gravidez;

– Doenças contagiosas e DSTs;

– Infecções por vírus, bactérias ou radiação.

Essas condições influenciam não só na malformação do cérebro e da estrutura do crânio, como também no desenvolvimento de órgãos e outras partes do corpo da criança.

 

Microcefalia em Pernambuco

Desde agosto, 141 crianças nasceram com microcefalia no estado. (Foto Ilustrativa)
Desde agosto, 141 crianças nasceram com microcefalia no estado. (Foto Ilustrativa)

Os casos de microcefalia são raros, mas a quantidade de crianças identificadas com o problema em Pernambuco é alarmante, só a partir do mês de agosto 141 crianças nasceram com microcefalia no estado. O número é quinze vezes maior do que o registrado entre os anos de 2010 e 2014.

O surto fez com que o estado declarasse estado de emergência nacional. Além de Pernambuco, outros estados do nordeste registraram aumento nos casos de microcefalia, no Rio Grande do Norte foram identificados 22 casos e na Paraíba nove casos.

Diante dos exames realizados tanto nos bebês quanto nas mães das crianças com microcefalia, ainda não foi possível identificar o motivo do aumento do número de casos no nordeste. Uma das hipóteses é que as mães foram infectadas pelo Zika Vírus durante a gestação, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypit.

É importante que você entenda a microcefalia e todas as causas.Para prevenir novos casos, o Ministério da Saúde recomenda que todas as gestantes façam uso de repelente constantemente e não deixem de realizar os exames pré-natais. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

Contaminação por zica se dá através do mosquito (Foto Divulgação: MdeMulher)
Contaminação por zica se dá através do mosquito (Foto Divulgação)

Zica Vírus e Microcefalia: Entenda como se prevenir e as causas

A microcefalia em bebes tem ocorrido com muita frequência nos últimos meses, por conta da contaminação do Zica Virus através da picada do mosquito Aedes aegypti, conhecido como mosquito da Dengue, que está contaminado com a doença. Os casos vêm acontecendo no mundo todo e o Brasil entrou nessa estatística da contaminação.  Entre os sintomas mais comuns do Zica Vírus estão erupções na pele, dores fortes no corpo e olhos vermelhos.

O vírus da mãe contamina o bebe que nasce com microcefalia (Foto Divulgação: MdeMulher)
O vírus da mãe contamina o bebe que nasce com microcefalia (Foto Divulgação)

Como se prevenir contra o Zica Vírus?

Para se prevenir contra o Zica é preciso tomar certos cuidados importantes que podem fazer a diferença, principalmente nas mulheres grávidas e bebes. Mas é importante lembrar que todos nós podemos ajudar na prevenção mantendo vasilhames com água tampados, não deixar lixo jogado que atrai mosquitos. Pode prevenir colocando tela nas janelas e portas, usar mosquiteiro e principalmente usar mosquiteiro de acordo com as orientações médicas. O Brasil está com um grande número de casos de microcefalia e muitos outros ainda vão surgir, enquanto que a população não se conscientizar de que todos nós somos responsáveis pelo meio ambiente e que precisamos manter tudo limpo, sem jogar lixo nas ruas onde pode haver a proliferação do mosquito. Ter consciência e ser responsável pelo seu próprio lixo é a solução imediata para acabar com a proliferação do mosquito.

Mulheres grávidas devem ter cuidados redobrados (Foto Divulgação: MdeMulher)
Mulheres grávidas devem ter cuidados redobrados (Foto Divulgação)

Prevenção para mulheres grávidas

As mulheres grávidas devem tomar cuidados especiais, principalmente evitar locais onde a contaminação pelo mosquito for maior. Evitar picadas de insetos usando roupas compridas e claras e evitar locais e horários em que os mosquitos aparecem. As grávidas, principalmente de quatro meses de gestação devem procurar o médico caso surjam alguns sintomas anormais como erupções na pele. A prevenção é o melhor remédio para evitar que doenças apareçam. O ideal é que as mulheres que queriam ter filhos nesse ano devam adiar os planos para evitar contaminação pelo Zica.

O cérebro tem o tamanho menor do que o normal. (Foto Ilustrativa)

Maior incidência de microcefalia no Brasil

A maior incidência de casos com Microcefalia se deu em Pernambuco com 487 casos, sendo que o total registrado em todo país em 24 de novembro de 2015 foi de 739 casos da doença. Até o momento não foi descoberto um tipo de tratamento ou vacina contra o vírus, mas estudos estão sendo feitos e descobertas fundamentais para o progresso da cura e tratamento da doença. Ainda não se sabe como a doença chegou ao Brasil, mas a suspeita é que ela tenha vindo na Copa do Mundo.

 

Recomendado para você

Serviços

Como tirar passaporte e visto para os Estados Unidos em 2017

Serviços

FGTS inativo 2017: extrato, calendário de saque e atualização de cadastro

Serviços

Porque devemos pagar o IPTU? 5 benefícios que você não sabe

Serviços

Alistamento Militar 2017: Inscrições, Datas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *