Menu

Turismo

Atualizado em 1 de outubro de 2011, às 17:15
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Entenda como funciona o sistema de milhagem

Viagens ou compras podem se transformar em trechos gratuitos, basta se cadastrar nos programas de fidelidade das companhias aéreas.

277477 milhagem2 Entenda como funciona o sistema de milhagem

O sistema de milhagem para passagens aéreas é um produto que chama a atenção dos consumidores no mundo inteiro. Afinal, ter um lugar garantido no avião, sem desembolsar o alto preço cobrado por isso, é quase um sonho. Porém, você sabe exatamente como funciona este processo?

Estes programas são, na verdade, uma forma encontrada pelas companhias aéreas para fidelizar os clientes. Quanto mais uma pessoa viaja utilizando os serviços da empresa, mais oportunidades ela tem de converter a quilometragem – ou milhagem – viajada em novos trechos. No Brasil, o sistema de milhagem tem se tornado cada vez mais popular, com o aumento do acesso às viagens aéreas por todas as camadas da população.

277477 milhagem1 Entenda como funciona o sistema de milhagem

Então, voe!

Cada companhia aérea possui um sistema de milhagem específico, com promoções e conversões de acordo com o regulamento. Os clientes da Gol Linhas Aéreas Inteligentes utilizam o Programa Smiles, que já era utilizado anteriormente pela Varig. A abrangência do programa é enorme, pois está presente em mais de 200 países. Para participar, é preciso emitir um cartão Smiles, onde as milhas serão creditadas a cada viagem feita pela Gol. Para se tornar um membro, acesse www.voegol.com.br/smiles, inscreva-se e aproveite todas as oportunidades oferecidas.

Outro sistema de milhagem bastante conhecido no Brasil é o Cartão Fidelidade da TAM. Neste programa, o cliente passa por níveis de fidelidade, de acordo com a frequência da utilização dos serviços da empresa. São quatro categorias de cartões: Branco, Azul (a partir de 12 mil pontos), Vermelho (48 mil pontos) e Black (150 mil pontos). Além dos pontos acumulados em voos da TAM, é possível acumular milhas em voos operados por companhias pertencentes à Star Alliance, por exemplo. Para conhecer os detalhes sobre o Cartão Fidelidade TAM, entre no site: www.tam.com.br .

Recém-estabelecida no Brasil, a companhia Avianca também possui seu programa de fidelidade, conhecido como Programa Amigo. Este sistema é voltado para os destinos domésticos e oferece a possibilidade de abertura de uma Conta-Família, voltada para até quatro parentes de primeiro grau, com o objetivo de acelerar o acúmulo de pontos. Assim como o programa da TAM, a Avianca também oferece categorias em seu programa de fidelidade: Cartão Amigo (inicial), Cartão Prata (a partir de 12 mil pontos) e  Cartão Ouro (a partir de 38 mil pontos). Para saber como se associar, clique em www.avianca.com.br .

 277477 milhagem3 Entenda como funciona o sistema de milhagem

Cartões de crédito

Se você não costuma viajar com muita frequência e acha difícil acumular os pontos necessários para efetuar trocas no sistema de milhagem, aqui vai uma boa notícia: existem outras maneiras de conseguir milhas. Alguns cartões de crédito funcionam em parceria com as companhias aéreas e oferecem a oportunidade de converter reais em quilometragem. Funciona assim: cada compra que você realiza no cartão de crédito conveniado é revertida para o seu sistema de milhagem. Desta forma, basta organizar os gastos e tentar utilizar o carrtão de crédito mais vezes. Tanto a Visa como a MasterCard oferecem cartões que funcionam em parceria com os programas Smiles e TAM Fidelidade.

Porém, a melhor forma de decidir qual é o melhor cartão de crédito para você é pesquisar diretamente nas companhias aéreas e descobrir quais os benefícios e quais os tipos de cartões emitidos em cada uma. O  gerente do seu banco também pode ajudar nesta tarefa.