Menu

Natal

Atualizado em 16 de outubro de 2012, às 10:45 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Entenda a história dos três reis magos

Seja a história oficial do evangelho de São Mateus, seja uma outra versão, tudo o que se conta dos reis magos é encantador e atravessa gerações.

Seleção de músicas para o Natal

[14/11/2011]

Especial de Natal – Dicas de looks para almoço de Natal

[14/11/2011]

História dos três reis magos

Muitas pessoas não sabem a história por trás dos símbolos do natal, enfeites e tantos outros personagens que sempre vemos sendo citados nesta época e colocados em presépios em casas, vitrines de lojas e outros vários lugares.

Belchior, Baltazar e Gaspar, esses foram os três reis magos que presentearam Jesus com ouro, incenso e mirra assim que o messias nasceu. A história clássica diz que os três homens, ao verem a estrela de Belém brilhando no céu, sabiam que Cristo tinha acabado de nascer, aquele que estava prometido nas sagradas escrituras e mudaria para todo o sempre a história da humanidade.

Por ordem do rei Herodes, os três foram ao encontro de Cristo, mas quando chegaram lá foram avisados em sonho que deveriam fugir com a criança. O grande rei, com medo de perder seu trono e sabendo da vinda do prometido, mandou matar todas as crianças menores de dois anos em todo o território. Essa é a versão que existe na bíblia a respeito da visitação e está no evangelho de São Mateus. Mas essa não é a única a respeito desse momento tão mágico. Existe ainda uma outra.

Mais uma versão da história dos três reis magos

Um conto diz que, na verdade, eram quatro reis magos, em que um deles ficou para trás, no meio do caminho, ao ajudar as pessoas por onde ele passava e acaba se perdendo do resto do grupo. Ele morava na Pérsia e queria de qualquer jeito visitar Jesus que acabara de nascer. Sabendo que os seus amigos (os três reis magos) iriam também ao encontro do messias, ele não sossegou e foi atrás daquilo que tanto acreditava e levou algumas pedras preciosas para presentear Cristo. Mas não foi nada fácil para ele.

318777 quarto Entenda a história dos três reis magosNascimento de Jesus. (Foto: Divulgação)

Enquanto cavalgava no meio daquele lugar seco e hostil, em meio à poeira levantada pelo vento, viu um homem muito doente, pálido, que gritava de dor e estava quase morto. Não pensou duas vezes e ajudou com todo coração, dando comida, água e um cobertor que levava, afinal, a viagem era longa e o quarto mago estava preparado. Resolvida a situação, subiu no cavalo e continuou sua ida rumo a Jesus. A ansiedade tomava conta do seu ser, só pensava como seria o grande encontro com o messias. Os seus amigos já deviam estar lá.

Ainda perseguindo a estrela de Belém, continuou na estrada e se deparou com uma mulher desesperada com os soldados de Herodes, que queriam matar a sua criança. Ele parou mais uma vez e vendo aquela cena de truculência, berros e ignorância na sua frente, colocou a mão no bolso e sentiu o frio das pedras tão valiosas em suas mãos entrar em contraste com o seu suor.

Deu um grito que fez com que os homens parassem de dar ordens na mulher. Chamou a atenção deles, aproximou-se e no meio daquele silêncio e com olhos nos olhos deu tudo o que tinha a eles. Os guardas foram embora com risos de malandragem e a mulher, com sua criança no colo, chorava, abraçava o quarto rei mago e não parava de agradecê-lo por aquilo.

Ele passou a mão no rosto da mulher, enxugou as suas lágrimas e subiu novamente no cavalo, seguindo viagem. A vontade de ver Jesus continuava e o impulsionava a ir por aquelas estradas de terra batida. Seu pensamento era só o messias.

318777 2 Entenda a história dos três reis magosJesus e a estrela de Belém. (Foto: Divulgação)

Chegando ao local, desceu do cavalo correndo, chamando Baltazar, Belchior e Gaspar. Entrou rapidamente no local e não encontrou ninguém. Ao ver tudo vazio, o quarto rei mago que estava cansado, com fome e sujo, caiu ao chão em prantos. Não acreditava que não encontrara Jesus. Percebeu que todos tinham fugido da sentença de Herodes. A partir daquele dia, sua sina em encontrar o Messias foi o motivo da sua vida.

318777 3 Entenda a história dos três reis magosO quarto rei mago em busca do Messias. (Foto: Divulgação)

Já velhinho, em seu leito de morte, o amor a Jesus ainda permanecia e o quarto mago não entendia porque não conseguira encontrar aquele que tão desejada adorar. Foi uma vida inteira atrás de Cristo. A essa altura, o corpo do mago estava cansado, abatido e quando fechou os olhos pela última vez, o messias aparece para ele e disse “Vinde, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim. Todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes”.