Menu

Carnaval

Atualizado em 17 de janeiro de 2014, às 10:00 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Enredos das escolas de samba Grupo Especial RJ 2014

Saiba quais foram os temas escolhidos pelas agremiações que irão desfilar pela Marquês de Sapucaí nos dias 2 e 3 de março.

Enredos das escolas de samba Grupo Especial SP 2014

[17/01/2014]

Principais atrações dos camarotes de Salvador no carnaval 2014

[18/01/2014]

Nos dias 2 e 3 de março, a Marquês de Sapucaí vai receber os tradicionais desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, que prometem agitar bastante o carnaval 2014 na Cidade Maravilhosa.

670955 enredos das escolas de samba grupo especial rj 2014 600x600 Enredos das escolas de samba Grupo Especial RJ 2014A Marquês de Sapucaí estará lotada nos dias 2 e 3 de março, para o carnaval 2014 (Foto: Divulgação)

No total, 12 escolas de samba farão a alegria do público presente ao sambódromo da capital carioca, sendo seis agremiações desfilando no domingo, dia 2, e outras seis na segunda, dia 3. Entre elas estará a Unidos de Vila Isabel, campeã do carnaval carioca 2013.

Se você está se preparando para assistir aos desfiles, seja no sambódromo ou pela TV, aproveite para saber quais serão os enredos das escolas de samba do Grupo Especial RJ 2014.

Escolas que desfilam no domingo

670955 enredos das escolas de samba grupo especial rj 2014 1 600x600 Enredos das escolas de samba Grupo Especial RJ 2014Desfile da Mangueira, em 2013 (Foto: Divulgação)

- Império da Tijuca: “Batuk”

A Império da Tijuca vai homenagear as raízes africanas que influenciaram a cultura brasileira, com o samba-enredo “Batuk”.

- Acadêmicos do Grande Rio: “Verdes olhos sobre o mar no caminho: Maricá”

A agremiação homenageará a cidade de Maricá, que fica no litoral carioca, lembrando a cantora Maysa, nascida na região.

- São Clemente: “Favela”

As vielas, os becos, a arquitetura, os personagens, as contradições e a espontaneidade dos moradores do morro serão mostrados na Sapucaí pela São Clemente.

- Estação Primeira de Mangueira: “A festança brasileira cai no samba da Mangueira”

A tradicional escola de samba Mangueira levará para a avenida toda a alegria do povo brasileiro, apresentado a história das principais festas populares do país.

- Acadêmicos do Salgueiro: “Gaia – a vida em nossas mãos”

O enredo da Salgueiro em 2014 trará uma reflexão a respeito do envolvimento do ser humano com a Terra e todos os elementos que a compõem.

- Beija-Flor de Nilópolis: “O astro iluminado da comunicação brasileira”

A escola mostrará a evolução da comunicação ao longo dos séculos, homenageando José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o “Boni”, diretor da Rede Globo.

Escolas que desfilam na segunda

670955 enredos das escolas de samba grupo especial rj 2014 2 600x600 Enredos das escolas de samba Grupo Especial RJ 2014Desfile da Vila Isabel em 2013 (Foto: Divulgação)

- Mocidade Independente de Padre Miguel: “Pernambucópolis”

Homenageará o estado de Pernambuco e o carnavalesco Fernando Pinto, pernambucano que deu à escola o título de campeã do carnaval em 1985.

- União da Ilha do Governador: “É brinquedo, é brincadeira: a ilha vai levantar poeira”

A escola mostrará diversos tipos de brinquedos e brincadeiras que fazem a alegria das crianças, homenageando a infância.

- Unidos de Vila Isabel: “Retratos de um país plural”

A atual campeã, Vila Isabel, fará uma homenagem à pluralidade brasileira, lembrando os nomes do seringueiro Chico Mendes e do folclorista Câmara Cascudo.

- Imperatriz Leopoldinense: “Arthur X – O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz”

O ex-jogador Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido pelo apelido, Zico, terá a sua carreira contada pela agremiação.

- Portela: “Um rio de mar à mar. Do Valongo à glória de São Sebastião”

A capital carioca, o seu povo e as suas diversidades. Esses serão os homenageados no enredo da Portela.

- Unidos da Tijuca: “Acelera, Tijuca!”

Campeã do carnaval 2012, a Unidos da Tijuca homenageará o universo das corridas automobilísticas, fazendo uma menção especial ao piloto Ayrton Senna.