Menu

Decoração

Atualizado em 26 de junho de 2011, às 14:20 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Enfeites de Rua para Corpus Christi

A celebração de Corpus Chisti (Corpo de Cristo) acontece desde a Idade Média e ela é feita com uma missa, uma procissão e a adoração ao Santíssimo Sacramento. A data em que o Corpus Chisti é comemorado é contado a partir do Domingo de Páscoa. Quarenta dias após essa data, é comemorada a quinta-feira da Ascensão do Senhor e, dez dias depois, o Domingo de Pentecostes. Em seguida, vem o Domingo da Santíssima Trindade até que, na quinta-feira dessa semana, é a vez de Corpus Christi.

Os imigrantes portugueses trouxeram a tradição de comemorar essa data para o Brasil. Nessa tradição, estava incluída a confecção de lindos tapetes feitos de flores e de folhas nas ruas da cidade. Esses são os enfeites de rua para Corpus Christi.

Os tapetes são feitos com flores, folhas, borra de café, serragem colorida, areia e alguns objetos pequenos como tampas de garrafas e pedrihas. Todos esses objetos formam figuras religiosas que ilustram os acontecimentos dessa data com muita cor e beleza. Eles começam a ser feitos dias antes da data por voluntários que passam noites sem dormir para demonstrarem a sua fé e a sua dedicação ao Senhor.

Os enfeites de rua para Corpus Christi são feitos em várias cidades do Brasil. Entretanto, selecionamos alguns dos tapetes mais tradicionais para você.

Um dos tapetes mais coloridos do Brasil foi visto na cidade de São Cristóvão, no Sergipe. Os tapetes ocuparam 540 metros de ruas e foram feitos com muita fé e devoção pelos fiéis, que ficaram dias debruçados sobre essa arte centenária que é cultuada ano após ano nessa cidade histórica nordestina.

Enfeites de Rua para Corpus Christi 1 Enfeites de Rua para Corpus Christi

Taboão da Serra, em São Paulo, celebrou o Corpus Christi com um imenso tapete feito de serragem colorida, areia, pedrinhas, borra de café e tampinhas de garrafas PET que ilustraram os símbolos sagrados como a pomba, representante do Espírito Santo. Mais de 1200 pessoas participaram da confecção dos tapetes com muita fé e amor a Cristo. Os tapetes ocuparam 950 metros de ruas com muita beleza e cor.

Enfeites de Rua para Corpus Christi 2 Enfeites de Rua para Corpus Christi

A cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, é linda por causa das suas construções coloniais com portas e batentes coloridas, além das pedras arredondadas que cobrem as suas ruas. No dia de Corpus Chirsti, a imagem da cidade consegue ficar ainda mais bonita com as suas ruas ornamentadas com os tapetes confeccionados por centenas de fiéis da cidade. As pedras das ruas do Centro Histórico são usadas como base para a criação dos desenhos eucarísticos feitos com materiais como serragem colorida, pigmentos, flores, cal, borra de café entre outros. Tudo é feito para deixá-los bonitos em homenagem a Jesus Cristo.

Enfeites de Rua para Corpus Christi 3 Enfeites de Rua para Corpus Christi

Os fiéis católicos provam a sua fé homenageando Jesus com os lindo tapetes confeccionados com muita paciência, fé e dedicação nas ruas centrais das cidades. Esses são os enfeites de rua para Corpus Christi. Não há quem não se encante com tamanha beleza demonstrada nesses trabalhos artísticos que custam horas para ficarem prontos. Porém, o resultado é emocionante e o sentimento de amor a Cristo torna-se ainda maior para esses fiéis.