Menu

Natal

Atualizado em 14 de dezembro de 2012, às 8:47 por Sueli Araujo ()
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Enfeites de Natal de patchwork: como fazer

Aprenda como usar a técnica de patchwork para confeccionar uma linda bola de Natal. A peça pode enfeitar a árvore, a guirlanda ou o arranjo de mesa.

Ideias para decorar janelas no Natal

[12/12/2012]

Atrações gratuitas de Natal 2012

[20/12/2012]

Grande parte das pessoas já está com a casa decorada para esperar o Natal. No entanto, quem ainda não comprou os enfeites para montar a árvore, pode recorrer ao artesanato para fazer lindos ornamentos natalinos.

552916 Enfeites de natal de patchwork como fazer 2 Enfeites de Natal de patchwork: como fazerBolas de Natal feitas com pedaços de tecido. (Foto:Divulgação)

Patchwork na decoração de Natal

Uma técnica muito utilizada para fazer enfeites de Natal é o patchwork. Trata-se de um método artesanal muito antigo, que consiste em reaproveitar retalhos de tecidos para decorar uma determinada peça. Para que o trabalho tenha um resultado personalizado e criativo, vale a pena combinar diferentes estampas e cores.

O patchwork oferece subsídios para incrementar a decoração natalina de diferentes maneiras. O trabalho com pedaços de tecidos pode ser usado para confeccionar um jogo americano, uma bota de Papai Noel, uma guirlanda e até mesmo uma mini árvore de Natal de pano.

Na hora de trabalhar com patchwork para montar enfeites natalinos, é importante valorizar os retalhos de tecidos com cores temáticas, como verde, branco e vermelho. Estampas como xadrez, floral, folhas, poás e estrelinhas também ajudam a peça a ficar com um efeito interessante.

Saiba mais: Dicas de artesanato de Natal

552916 Enfeites de natal de patchwork como fazer 3 Enfeites de Natal de patchwork: como fazerJogo americano de Natal com patchwork. (Foto:Divulgação)

Bola de Natal com patchwork: passo a passo

Veja a seguir os materiais necessários e o passo a passo para fazer lindas bolas natalinas com patchwork. Estes enfeites podem ser usados na decoração da árvore, no centro de mesa, na montagem da guirlanda e também na criação de adornos suspensos.

Materiais necessários

- Bolas de isopor;

- Tecidos estampados;

- Instrumento para corte (tesoura ou estilete);

- Abridor de casas.

Como fazer?

552916 Enfeites de natal de patchwork como fazer 1 Enfeites de Natal de patchwork: como fazerAs bolas são feitas apenas com isopor e pedaços de tecido. (Foto:Divulgação)

1. Peque uma fita métrica para tirar as medidas da bola de isopor, levando em consideração a linha do meio que divide a esfera em duas partes;

2. Faça uma marcação pontilhada vertical, para que a bola fique dividida em quatro partes iguais. Outras partes também podem ser marcadas, obtendo assim o efeito de gomos;

3. Use um estilete para marcar os traços. O recorte da bola de isopor pode ser bem fundo para garantir a boa fixação do tecido;

552916 Enfeites de natal de patchwork como fazer Enfeites de Natal de patchwork: como fazerO acabamento pode ser feito com fita dourada. (Foto:Divulgação)

4. Na hora de aplicar os tecidos, não é preciso trabalhar com cola, basta valorizar os cortes e fazer o encaixe adequadamente. O abridor de casas é uma boa ferramenta para afundar o tecido dentro do buraco feito com estilete;

5. Aplique o tecido em todas as partes da bola. Depois, a peça pode ganhar um lindo acabamento com fitas douradas.

Veja também: Os significados dos enfeites de Natal

Vídeo da bola de natal com patchwork

Confira o vídeo a aprenda a fazer o enfeite natalino: