Menu

Decoração

Atualizado em 25 de novembro de 2012, às 6:55 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Enfeites de Natal de papel: como fazer

O Natal representa uma ótima oportunidade para reciclar papel confeccionando enfeites temáticos. Aprenda a fazer uma guirlanda usando este material.

O papel é um material reciclável que pode ser usado de diferentes maneiras na decoração natalina. Ele tem grande utilidade principalmente na confecção de enfeites de Natal, ou seja, peças que decoram as árvores, as portas e até mesmo os móveis da casa.

543486 Enfeites de natal de papel como fazer 3 Enfeites de Natal de papel: como fazerGuirlanda com rolinhos de papel higiênico. (Foto:Divulgação)

O artesanato de Natal com papel

O artesanato de Natal consegue reaproveitar o papel com criatividade e bom gosto. Alguns enfeites são tão perfeitos que nem parecem que foram confeccionados a partir das técnicas de reciclagem.

Os enfeites natalinos feitos de papel são sustentáveis e fáceis de confeccionar. Algumas ideias são levadas até mesmo para a sala de aula, já que a professora de educação infantil precisa realizar trabalhinhos temáticos com a sua turma. Além de incentivar o espírito natalino, o artesanato de natal com papel também ajuda a criança a desenvolver uma postura ecologicamente correta.

543486 Enfeites de natal de papel como fazer 5 Enfeites de Natal de papel: como fazerEnfeites de natal com rolo de papel higiênico. (Foto:Divulgação)

Existem muitas ideias para reaproveitar papel na decoração de Natal. Os trabalhos artesanais são capazes de reciclar folhas de revista, jornal velho, livros em desuso, caixas de papelão e até mesmo rolinhos de papel higiênico.

Além de criar peças exclusivas e modernas, o trabalho artesanal com papel também permite fazer economia ao decorar a casa para o Natal.

Saiba mais: Aprenda a fazer embalagens para presentes de Natal

543486 Enfeites de natal de papel como fazer 4 Enfeites de Natal de papel: como fazerUm livro velho foi usado para fazer uma mini-árvore de Natal. (Foto:Divulgação)

Guirlanda de papel: passo a passo

A guirlanda é um enfeite muito usado para decorar a porta de entrada da casa, pois ela atrai paz, a prosperidade e a saúde à vida dos moradores. Esta peça tradicional na decoração natalina pode ser confeccionada com rolos de papel higiênico.

Veja a seguir o passo a passo da guirlanda de papel:

543486 Enfeites de natal de papel como fazer Enfeites de Natal de papel: como fazerSepare o material. Pinte e encape os rolinhos. (Foto:Divulgação)

1. Separe 15 rolinhos de papel higiênico e um pedaço de papelão com formato de aro, medindo 20 cm de diâmetro e 5cm de largura;

2. Use tinta comum de artesanato para pintar a base da guirlanda;

3. Pinte alguns rolos papel higiênico, usando tintas das cores temáticas do Natal, ou seja, verde e vermelho. Também é necessário encapar alguns rolinhos com papel de presente natalino;

543486 Enfeites de natal de papel como fazer 1 Enfeites de Natal de papel: como fazerCorte os aros pintados e enrole como parafusos. (Foto:Divulgação)

4. Com todos os rolinhos preparados, é necessário cortar os aros. Cada um deve ter 2 cm. Depois, enrole as tiras como se fossem parafusos;

5. Corte os aros pintados de 2 cm ao meio, mas preserve os aros encapados com papel de presente inteiros;

6. Para montar o enfeite, aplique cola quente em cada pedaço de rolinho. Em seguida, cole as peças na base da guirlanda de forma aleatória para ter um efeito legal;

7. Use uma bandeja de isopor para fazer estrelinhas e decorar a guirlanda. Outro detalhe que faz toda a diferença na peça é a colagem de um laço dourado.

543486 Enfeites de natal de papel como fazer 2 Enfeites de Natal de papel: como fazerCole os aros na base da guirlanda e acrescente detalhes com estrelas de isopor. (Foto:Divulgação)

Veja também: Como fazer guirlanda de Natal

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.