Menu
Você está em: MundoDasTribos > Enfeites de Mesa para Festa Junina

Chegou a hora de caprichar na decoração do são joão. Confira dicas e ideias de enfeites para mesa de festa junina.

Os Enfeites de Mesa para Festa Junina são essenciais para deixar um evento alegre, colorido e temático. Existem muitas ideias que podem ser colocadas em prática para confeccionar peças artesanais e enfeitar a festa, sem falar que alguns objetos relacionados a vida caipira também podem ser incorporados à decoração. Leia a matéria e confira dicas.

Enfeites de Mesa para Festa Junina. (Foto: Divulgação)

Quando vai se aproximando do mês de Junho vem como ele toda a alegria das festas juninas. As danças, comidas típicas, brincadeiras, músicas e uma série de outros atrativos. Para deixar os convidados ainda mais envolvidos com a comemoração, é muito importante investir numa decoração com traços típicos.

Enfeites de Mesa para Festa Junina

Na festa junina existem dois tipos de mesa: a mesa grande, que reúne todas as comidas típicas em um único espaço e a mesa pequena, que acomoda os convidados confortavelmente. Nos dois casos, é preciso colocar em prática o bom gosto e a criatividade para caprichar nas alegorias.

Separamos algumas sugestões de enfeites de mesa para festa junina. Confira:

Bonecos juninos

Bonecos juninos. (Foto: Divulgação)

Os bonecos juninos conseguem deixar a mesa com um ar mais divertido e alegre. Eles representam meninos e meninas com trajes caipiras, que se caracterizam para dançar quadrilha na festa. As peças podem ser confeccionadas artesanalmente, usando retalhos de pano, biscuit, isopor, entre outros materiais.

Bolo de pipoca

Bolo de pipoca. (Foto: Divulgação)

Nos últimos tempos, o bolo de pipoca tem se transformado em uma das grandes atrações da mesa principal de festa junina. Ele nada mais é do que um bolo cenográfico de três andares, montado com estrutura de isopor e coberto por pipocas de verdade. Basta aplicar merengue suíço em todo o bolo para conseguir fixar as pipoquinhas. A peça é trabalhosa, mas o resultado na decoração é incrível.

Chapéu de palha

Chapéu de palha. (Foto:Divulgação)

Pouca gente sabe, mas o chapéu de palha também pode ser um importante aliado da decoração. Você pode providenciar alguns exemplares e utilizá-los como se fossem bandejas na mesa principal. Eles são ótimos expositores de doces juninos.

Fogueira artificial

Fogueira artificial. (Foto: Divulgação)

A fogueira é um dos principais símbolos da festa junina e pode servir de inspiração para decorar a mesa. Experimente pintar pedaços de isopor e transformá-los em pequenos troncos de árvore. Depois, empilhe esses elementos e coloque papel celofane para simular o fogo, nas cores vermelho e laranja.

Vasinho com flores

Vasinho com flores. (Foto: Divulgação)

O vasinho com flores, por mais que seja um adorno simples, é uma excelente opção para deixar as mesas mais alegres e coloridas. Experimente trabalhar com diferentes espécies e cores de flores para montar o arranjo. Em seguida, faça uma espécie de saia no vaso, usando tecido xadrez.

A árvore de pipoca é perfeita para decorar mesa de Festa Junina (Foto: Divulgação)

A árvore de pipoca é perfeita para decorar mesa de Festa Junina (Foto: Divulgação)

Passo a Passo enfeites para Festa Junina

A pipoca é uma comida típica de Festa Junina e não pode faltar na decoração, não é verdade? A pipoca pode virar uma árvore para decorar as mesas da festa de acordo com a temática do momento. Para deixar sua decoração ainda mais bonita confira o passo a passo da árvore de pipoca:

Material utilizado:

– Milho de pipoca

– Vaso pequeno (ou latas, caixas de leite etc)

– Palito de churrasco

– Fitas de cetim coloridas

– Bolinha de isopor

– Tesoura

– Pistola de silicone e bastão (sugestão: você poderá usar cola comestível e consumir o alimento. Do contrário, as pipocas servirão apenas como enfeite!)

Encha o vaso com grãos de pipoca (Foto: Divulgação)

Encha o vaso com grãos de pipoca (Foto: Divulgação)

Passo a passo:

Primeiro você deverá preparar o recipiente que vai fixar a sua árvore de pipocas. Poderá encher o mesmo com os grãos de pipoca não estourados ou argila ou outro material que deseje.

Segundo passo

Encape o palito com uma fita de cetim para que sua aparência fique bonita. Como é São João você pode usar uma fita bem colorida, mas se preferir poderá usar um tecido marrom, ou a fita mesmo. A cola comestível ou o silicone podem dar o acabamento na ponta da fita.

Cole as pipocas no isopor (Foto: Divulgação)

Cole as pipocas no isopor (Foto: Divulgação)

Terceiro passo

Pegue a bola de isopor que você tem e espete o palito, já encapado nela. Em seguida estoure as pipocas para cobrir a bola de isopor. Você poderá colocar a cola quente em cada pipoca e grudar uma por uma na bola de isopor. Repta a operação até que toda a bola fique coberta.

A árvore de pipoca está pronta (Foto: Divulgação)

A árvore de pipoca está pronta (Foto: Divulgação)

Quarto passo

Finalize a árvore de isopor acrescentando as fitinhas coloridas. De um laço bem bonito e coloque a árvore dentro do vasinho ou recipiente que você decorou para coloca-la.

Vale lembrar que a árvore não é comestível, apenas é usada na decoração do ambiente.

Mobile de Chapéu (Foto: Divulgação)

Mobile de Chapéu fácil de fazer  (Foto: Divulgação)

Mobile de chapéu

Você pode fazer um lindo mobile utilizando vários chapéus de palha. O mais legal é que eles têm vários tamanhos.

Material utilizado:

– 3 chapéus de palha de tamanhos diferentes

– 1 metro de fio de nylon

Modo de Fazer:

Selecione os chapéus por tamanhos se maior a menor. Pegue o fio de nylon de um nó bem grosso na ponta;

Passe o fio no centro do menor chapéu;

De um espaço de um palmo, mais ou menos e de outro nó bem grosso de forma que sustente o outro chapéu;

Passe o fio no centro do segundo chapéu até que tranque no nó;

Deixe um palmo, mais ou menos e de outro nó bem grosso;

Passe o barbante pelo último chapéu até que tranque no nó.

Deixe um pedaço de fio para pendurar os chapéus.

Você também poderá enfeitar os chapéus com tecidos coloridos, fitas, flores e tudo que desejar.

Gostou das sugestões de enfeites de mesa para festa junina? Tem mais alguma ideia interessante para decorar o São João? Deixe um comentário.

 


Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL