ENEM A velha novela

PUBLICIDADE

Sou graduada, pós-graduada e estou completamente por fora de qualquer referência com vestibular ou similares. Ano passado já estava nessa situação; entretanto esse é o segundo ano consecutivo em que eu, e o país inteiro, ficamos sabendo de detalhes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Motivo: bagunça.

O ENEM é porta de entrada para faculdade para milhares de alunos que abrem mão de viver por um ano (ou mais) pela oportunidade de adentrar no meio acadêmico e lutar por seu lugar ao sol. Eles estão lá, noite de sábado, feriado, manhã cedo, leais aos livros, aos estudos, se matando para fazer a diferença e conseguir sua tão sonhada vaga, custa os organizadores do exame fazerem sua parte?

É inadmissível que em um momento tão crucial na vida de um jovem exista tanta desorganização, tanta confusão. Não é simplesmente uma prova, é um ou mais anos de dedicação exclusiva, é uma vida inteira de esforço, são sonhos que podem até não deixar de existir, mas a pressão moral e psicológica sobre esses jovens é imensa! Essas pessoas que permitem que algo assim aconteça pelo visto não fazem ideia das dificuldades que um vestibulando enfrenta, os medos, os conflitos, as cobranças. A vida de um estudante nessa fase da vida é um verdadeiro inferno, o mínimo que ele
merecia é que o negócio funcionasse!

PUBLICIDADE

Com os sonhos, medos e anseios das pessoas não se brinca, está mais do que na hora dessa gente aprender a respeitar os jovens desse país e acabar de vez com essa confusão. Nossos futuros líderes, futuros profissionais, pessoas que manterão o país de pé merecem mais consideração. Sem fraudes, sem erros, sem desorganização e, de uma vez por todas, sem esse terrorismo psicológico que virou o ENEM.

Para quem olha de longe, só resta torcer por esses verdadeiros guerreiros, que os melhores consigam, apesar das adversidades, conquistar seu espaço, e que essa turma que organiza a prova tome vergonha na cara. Espero sinceramente não precisar falar do ENEM com essa mesma revolta na nova data que ainda está para ser marcada, e muito menos no próximo ano.

Maya Falks

Maya Falks

Maya Falks é escritora, publicitária e roteirista. Contista premiada, é editora de blog homônimo e apaixonada por literatura, música, cinema e propaganda, sendo devotada às palavras em suas mais diversas manifestações.

PUBLICIDADE

Contato: maya.tribos@gmail.com

Blog: www.mayafalks.blogspot.com

PUBLICIDADE

Twitter: www.twitter.com/MayaFalks

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.