Menu

Cursos

Atualizado em 27 de março de 2013, às 12:44 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Enem 2012, Inscrições, Datas, Provas

enem 2012 inscrições datas provas Enem 2012, Inscrições, Datas, Provas
As inscrições para o ENEM 2012 estão abertas a partir de hoje, 28.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação aplicada para medir o nível de aprendizagem dos alunos e garantir vagas nas universidades. A princípio o exame foi criado apenas com a finalidade de diagnóstico, mas hoje ele é considerado um verdadeiro passaporte para o ensino superior.

O ENEM já existe desde 1998, porém foi reformulado em 2009 e se tornou um tipo de processo seletivo para muitas instituições. Essa nova proposta foi apresentada pelo Ministério da Educação e apoiada pelo Governo Federal para democratizar a educação superior no Brasil. Quem faz o exame possui a chance de ingressar numa faculdade pública ou particular, basta se inscrever nos programas SiSu e Prouni.

Inscrições para Enem 2012

As inscrições para o Enem 2012  estão abertas a partir de hoje, 28 de maio. Os interessados poderão se inscrever no site do INEP http://portal.inep.gov.br/enem até o dia 15 de junho, após a inscrição é necessário o pagamento da taxa de R$ 35,00 reais. São isentos dessa taxa, alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio esse ano.

Acompanhamento da Inscrição

Para acompanhar sua inscrição após o pagamento da taxa é necessário que o candidato guarde sua senha e número do candidato que é gerado no ato da inscrição. Para acompanhar acesse ao site  e insira seus dados, lembre-se de guardar essa senha, pois será necessário para saber o local de prova e principalmente os resultados da prova.

Local de Prova

O local de sua prova no ENEM 2012 será enviado pelos correios, em seu cartão da confirmação da inscrição, você deve levar ele consigo no dia da prova, no cartão de inscrição, você receberá todas as instruções para o dia da prova, como horário, data e o local onde será sua prova, incluindo a sala. Caso não receba a correspondência em sua casa, pode optar em acessar ao site oficial e retira-la.

Processo seletivo de universidades

As instituições que adotam o Enem no processo seletivo possuem total liberdade para usar a nota da maneira mais conveniente. Muitas adotam o exame como a primeira fase do vestibular e outras usam a prova para distribuir as vagas remanescentes. É por meio do Enem que os jovens de baixa renda também conquistam bolsas de estudos em instituições privadas, a partir da inscrição no Prouni.

Provas do Enem 2012

As provas do Enem 2012 serão realizadas nos dias 03 e 04 de novembro, a partir das 13 horas. O exame é constituído de quatro provas objetivas contendo 45 questões de múltipla escolha cada, além de uma redação com tema atual.

No sábado, 04, será aplicada as provas de ciências humanas, de natureza e de tecnologia, tendo como duração máxima, 4 horas e meia de prova. Já no Domingo, os candidatos terão 5 horas e meia de prova para responder perguntas de matemática, linguagens, códigos e tecnologia, além da redação.

As provas do Enem 2012 seguem a linha das duas edições anteriores, assumindo papel decisivo para as pessoas que desejam ingressar em boas universidades. O processo seletivo acontece em dois dias, testando os conhecimentos que os candidatos adquiriram ao longo do Ensino Médio. As provas possuem questões objetivas e uma proposta de redação dissertativa.

As questões do Enem 2012 estarão relacionadas às mesmas abordagens dos anos anteriores: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O INEP não quer fazer mudanças estruturais na prova, mas quer evitar polêmicas nessa edição do Enem.

Resultado Enem 2012

As notas oficiais do Enem 2012, estão previstas para serem divulgadas no dia 28 de dezembro, levando em conta o desempenho do candidato em cada um dos cadernos, bem como na redação. O acesso a essas informações requer o número de inscrição do Enem e uma senha eletrônica criada pelo INEP. A partir da sua nota no exame o candidato avalia suas chances de ingressar numa boa universidade.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.