Enem 2015

PUBLICIDADE

O Enem 2015 ainda não começou, mas quem pretende prestar o vestibular mais importante do país deve se preparar desde já, pois o MEC (Ministério da Educação) acredita que o número de inscritos deve ultrapassar os 6 milhões, base da última edição. Alguns pontos são importantes e devem ser conhecidos pelo estudante que já está se antecipando e buscando as informações da edição da prova deste ano.

Enem 2015 (Foto: Divulgação)

Enem 2015

O cronograma começa agora no mês de maio e deve ser encerrado em janeiro do ano que vem. Com base na estrutura montada pelo MEC em outras edições, as inscrições devem começar um pouco antes da segunda quinzena de maio e deve encerrar antes no final do mês, juntamente com o vencimento da taxa de inscrição.

Leia mais informações sobre: Inscrição Para o Enem 2015

PUBLICIDADE

As provas

Os candidatos já podem começar a se preparar para as provas. Elas devem acontecer no mesmo período do ano passado, na segunda semana de novembro, e até lá são seis meses de estudo e preparação.

Provas serão aplicadas em novembro (Foto: Divulgação)

O exame será divido em dois dias, sendo ao todo 180 questões mais a redação. No sábado, com 4 horas e 30 minutos de duração, os candidatos deverão responder as perguntas de ciências humanas e ciências da natureza e, no domingo, com uma hora a mais, serão aplicadas as provas de linguagens, matemática e redação.

Como estudar para o enem

Programa-se e tire como base os exames anteriores, as referências e o relatório pedagógico disponibilizado pelo próprio Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), que faz e aplica o exame nacional do ensino médio. Simuladores da prova também são interessantes.

Simule a aplicação da prova, tente responder as questões no tempo determinado e depois compare com o gabarito. Erros e acertos da prova poderão te ajudar a identificar o que ainda precisa ser estudo. E para ir bem na redação, acompanhe os acontecimentos de uma maneira mais crítica e aprofundada.

Mesmo sem ter feito inscrição, candidato já pode iniciar os estudos (Foto: Divulgação)

Saber e estudar a língua portuguesa é fundamental e isso é avaliado no caso de cada aluno, principalmente na redação. Aliás, ao escrever o texto lembre-se que é preciso argumentos, clareza e coerência ao estruturar a dissertação.

Leia mais informações sobre: Estudo esquematizado por apostila para o Enem 2015

PUBLICIDADE

O Resultado

O gabarito do enem é disponibilizado dias depois da realização da prova. É uma alternativa para quem não aguenta esperar até o resultado individual para saber o seu desempenho na prova. Mas isso só ajuda aos alunos que saíram da prova com o caderno de questões.

Resultado oficial será disponibilizado a partir de dezembro (Foto: Divulgação)

O resultado da prova só ficara disponível no início de dezembro. Em janeiro deve ser apresentado a análise da redação com base nos 5 componentes que foram avaliados.

Quem quiser saber mais detalhes pode acompanhar o site www.enem.inep.gov.br ou ligar na central de atendimento através do telefone 0800-616161.

Leia também:

5 Comentários

  • Fiz a prova do enem 2010, blz. preciso me insrever no sisu e no prouni, mas o problema é que eles pedem a senha . blz. eu cliquei em “esqueci a senha”, mas o email e o numero de celular que tah cadastrado na minha inscrição é invalido… aquele meu numero foi roubado, e aquele email é um antigo que eu esquei a senha e fiz um outro email. ESTOU DESESPERADA ME AJUDEM PLEASE!

  • Soube que o ENEM 2010 está disponibilizando o certificado de conclusão do ensino médio para os retardatários do ensino médio maiores de 18 anos .
    gostaria de saber se mesmo fazendo o ENEM , se posso cursar uma universidade, sem que nada me interrompa ?

  • Oi gostaria de saber se os estudantes q concluiram o ultimo ano do ensino médio em escola privada, podem ganhar bolsa d estudos pelo prouni?

  • Ola, tenho 17 anos completo 18 anos em Dezembro e conforme dito por pessoas da rede da educação de meu municipio, descobri que este ano o ENEM estaria dando oportunidade para jovens de 18 anos ou que estariam completando 18 anos no ano atual do teste, mas como pesquisa feita no site sem resultado achei melhor enviar este comentario com o intuito de saber se realmente esta informação julga-se verdadeira.Desde já obrigado!

  • Gostaria de saber como faço para terminar meus estudos,pois fiz o enceja 2008 e fiquei em matemática e português,obg.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.