Menu

Cursos

por Isah
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Encceja 2016, Inscrições

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é uma prova que avaliar o aprendizado dos alunos do supletivo e até serve de meio para conseguir aprovação nos níveis básicos de Ensino. Realizado pelo INEP anualmente, o exame cumpre o seu papel de diagnóstico e contribui com o sistema educacional brasileiro. Saiba como se Inscrever no Encceja 2016.

Encceja 2016, Inscrições

O Encceja avalia as competências e habilidades de cada estudante, que por algum motivo retomou os estudos de forma tardia. Todos os seus conhecimentos adquiridos ao longo do processo escolar são colocados a prova e somente as pessoas que se comprometeram com a aprendizagem conseguem boas notas.

Há dois tipos de Encceja aplicados no Brasil, o primeiro voltado para Ensino Fundamental e o segundo do Ensino Médio. A aplicação das provas acontece em todo o país, sendo que os jovens e adultos não precisam estar necessariamente matriculados no supletivo. O INEP disponibiliza material didático aos candidatos que desejam apostar numa jornada de estudos antes da prova.

A idade mínima para fazer a prova Encceja do fundamental é de 15 anos, já o médio exige que os candidatos tenham idade acima de 18 anos. Aqueles que conseguirem boas notas ganham certificado de conclusão e não precisam freqüentar o Ensino Supletivo oferecido por algumas escolas públicas.

Os alunos do EJA encontram no exame a melhor forma de se formar, por isso muitos se empenham nos estudos para ter um bom desempenho na avaliação. O conteúdo das provas costuma ser bem elaborado e testa as principais competências que os candidatos adquiriram ao longo do supletivo.

As provas Encceja 2016 seguem a linha das edições anteriores, com questões elaboradas de acordo com a modalidade. O exame para Ensino Fundamental tem o conteúdo baseado nas disciplinas de língua portuguesa e estrangeira, história, geografia, matemática, ciências naturais, artes e educação física. Já a avaliação de Ensino Médio testa conhecimentos sobre linguagens e códigos, ciências humanas, matemática e ciências da natureza, bem aos moldes do ENEM. Confira a disposição das provas do Encceja 2016 abaixo:

Para o Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o Ensino Médio (apenas para os brasileiros residentes no Exterior):

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Os jovens e adultos interessados na certificação do Encceja 2016 devem se empenhar na conquista de boas notas. A prova não é complicada, mas requer atenção na hora de resolver as questões de múltipla-escolha. É importante lembrar que o exame não possui caráter obrigatório e as escolas que trabalham com supletivo podem adotar se quiserem.

Cursos Online com Certificado Entregue em Casa. Confira!

Como se Inscrever no Encceja 2016

As inscrições Encceja 2016 serão gratuitas, como aconteceu nas edições anteriores do programa. O período para se inscrever é aberto no segundo semestre de 2015 e os candidatos podem acompanhar o calendário pelo site oficial do exame. As provas costumam ser aplicadas por volta do mês de março.

Acesse o Portal Encceja e confira informações.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL