Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > ENCCEJA 2017: Inscrições

Saiba como fazer sua inscrição no Encceja 2017 para conquistar de vez seu diploma de conclusão do ensino médio.

Muitos jovens e adultos não conseguem concluir a educação básica na idade padrão, nessas situações eles podem participar de um programa de ensino chamado EJA, popularmente conhecido como supletivo. A maioria das escolas brasileiras são adeptas ao programa e as aulas costumam ser realizadas no período noturno. Veja como fazer o ENCCEJA 2017 Inscrições.

Faça a prova e tenha seu certificado de conclusão do ensino médio (Foto: Reprodução)

Faça a prova e tenha seu certificado de conclusão do ensino médio (Foto: Reprodução)

ENCCEJA 2017: Inscrições

O EJA (Educação para Adultos e Jovens) tem um funcionamento diferente do sistema de ensino convencional, onde os anos letivos podem ser concluídos dentro de alguns meses. Essa espécie de “aceleração” querer um aprendizado reforçado, com bons métodos didático-pedagógicos na transmissão de conhecimentos. Para avaliar o rendimento dos estudantes do supletivo, o Ministério da Educação lançou o ENCCEJA.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) tem como objetivo verificar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo das séries que concluiu no EJA. Temas do Ensino Fundamental e Médio aparecem na prova com uma abordagem que valoriza as situações atuais.

Através do EJA (Educação de Jovens e Adultos), muitas pessoas estão conseguindo terminar os estudos. A qualidade da educação para esta parcela da população está sendo questionada através do Encceja. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos vem de encontro com a formação deste público, e tem o objetivo de verificar a aprendizagem dos alunos que cursam o EJA. A prova do Encceja 2017 será composta de 30 questões. Será aplicada para avaliar os alunos, e provavelmente terá o mesmo formato das edições anteriores.

ENCCEJA 2017 Inscrições (Foto: Reprodução)

ENCCEJA 2017 Inscrições (Foto: Reprodução)

As inscrições Encceja 2017 ainda não começaram, mas provavelmente em breve o Ministério da Educação divulgará mais informações sobre o exame. Para ficar atualizado com todas as notícias sobre o exame visite regularmente o site do MEC, no seguinte endereço: www.mec.gov.br. Provavelmente, como nas edições anteriores, o MEC divulgará a prova do Encceja no site, bem como as inscrições e todo o regulamento.

As provas do ENCCEJA 2017 devem seguir o mesmo formato das anteriores, sendo compostas em média por 30 questões que avaliam as diferentes competências que os alunos adquiriram ao longo da formação. Entre as disciplinas que aparecem nos exames, destacam-se Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Ciências.

O Ministério da Educação ainda está processando os resultados das provas de 2016 e ainda não anunciou informações abrangentes sobre as Inscrições ENCCEJA 2017. Se tudo seguir o mesmo cronograma dos anos anteriores, o período para se inscrever será entre os meses de novembro e janeiro. Conseguindo obter aprovação no ENCCEJA, o estudante recebe em seu endereço um certificado. Siga o passo a passo para inscrever-se:

  1. Acessem o link Inscrição ENCCEJA;
  2. Clique em Inscrever-se;
  3. Informe os dados e conclua.
Faça sua inscrição, garanta já sua vaga. (Foto: Reprodução)

Faça sua inscrição, garanta já sua vaga. (Foto: Reprodução)

Como Inscrever ENCCEJA

As datas ENCCEJA 2017 ainda serão definidas, o MEC costuma anunciar com poucos dias de antecedência no seu site oficial. É válido lembrar que nem todas as escolas brasileiras aderiram o exame, afinal, não é algo obrigatório, mas é vantajoso que estudantes maçam suas habilidades e competências na avaliação.

Para conhecer a estrutura do exame e ter uma base do conteúdo que costuma ser cobrado, estude através das provas anteriores do ENCCEJA, muitos alunos adotaram esse método para ter um bom desempenho. A tendência é que o provão do supletivo tenha um número maior de inscritos, superior aos 780 mil estudantes da edição de 2008. Os resultados do ENCCEJA 2017 serão publicados no site ENCEEJA-INEP.

Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL