Menu

Cursos Gratuitos

Atualizado em 27 de abril de 2011, às 2:34 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Enap Cursos a Distância Gratuitos

mec ead Faculdade à Distância MEC EAD A Secretaria de Educação a Distância – SEED – foi oficialmente criada pelo Decreto nº 1.917, de 27 de maio de 1996. Entre as suas primeiras ações, nesse mesmo ano, estão a estreia do canal Tv Escola e a apresentação do documento-base do “programa Informática na Educação”, na III Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Educação (CONSED).  E após uma série de encontros realizados pelo País para discutir suas diretrizes iniciais, foi lançado oficialmente, em 1997, o Proinfo – Programa Nacional de Informática na Educação –, cujo objetivo é a instalação de laboratórios de computadores para as escolas públicas urbanas e rurais de ensino básico de todo o Brasil.

Dessa forma, o Ministério da Educação, por meio da SEED, atua como um agente de inovação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, fomentando a incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e das técnicas de educação a distância aos métodos didático-pedagógicos. Além disso, promove a pesquisa e o desenvolvimento voltados para a introdução de novos conceitos e práticas nas escolas públicas brasileiras.

A faculdade a distância deixou de ser apenas uma previsão para os próximos anos, ela já é uma entidade real e baseia-se em tecnologias avançadas. O sistema EAD de ensino só pode ser aprovado quando submetido a uma avaliação do Ministério da Educação, isso implica numa cuidadosa analise da metodologia de cada curso promovido a distância.

A UAB (Universidades Abertas do Brasil) é um projeto criado pelo MEC que incentiva a parceria de diferentes instituições públicas de ensino. O principal objetivo da UAB é adotar a educação à distância para graduar professores, formando profissionais qualificados para encarar os desafios da carreira docente no mercado de trabalho. Para ingressar num curso de graduação ou especiali

uniasselviead2 Faculdade à Distância MEC EAD zação, os candidatos são submetidos a um processo seletivo de formato tradicional. Para conhecer melhor a didática dos cursos superiores UAB e obter outras informações, acesso o Portal UAB.

Os cursos a distância gratuitos aprovados pelo MEC não param por aí, as faculdades públicas estão investindo na plataforma EAD e inovando a tecnologia para as aulas a distância. Um bom exemplo dessa modernização é o IAE (Instituto de Aprendizado Eletrônico) da USP, um sistema que recebeu um investimento de R$ 1,19 milhão e já se encontra em atividade, com a oferta de cursos de graduação EAD.

Um curso não pode ser aprovado pelo MEC sem ter potencial, ainda mais quando suas aulas são semi-presenciais ou a distância. O material didático e a assistência de tutores devem suprir inteiramente o contato com professores ou as atividades praticas. Os métodos didático-pedagógicos precisam estar de acordo com o SEED (Secretaria de Educação a Distância).

Antes de iniciar um curso de graduação, procure se informar sobre a viabilidade dessa formação, normalmente todas as instituições públicas são credenciadas pelo Ministério da Educação. Não é somente as universidades que estão inclusas nesse assunto, as escolas técnicas também passam pela criteriosa análise do MEC. Entre as faculdades aprovadas pelo MEC presentes no Brasil, destacam-se: UFMG, USP, Unicamp, UNESP, UFRJ, UEL, UEM, UFSC, UFSCar e UFMT.

emec Faculdade à Distância MEC EAD

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL