Search

Enade 2012: orientações aos estudantes

Criado em 2004, o Enade é aplicado com a finalidade de aferir a qualidade do ensino superior no país e o rendimento dos estudantes de graduação de diferentes áreas.
Google plus

Aplicado desde 2004, quando substituiu o antigo Provão, o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) tem o objetivo de avaliar o rendimento dos alunos de graduação quanto ao conteúdo programático de seus respectivos cursos e a algumas habilidades e competências.

Ele também é importante para aferir a qualidade do ensino superior no Brasil e compará-lo com a realidade mundial. Vale ressaltar que a prova é componente curricular obrigatório, ou seja, o estudante selecionado que não comparece para realiza-la fica em situação irregular, não podendo concluir o curso e receber o diploma de sua IES.

Enade 2012

A prova será aplicada no próximo domingo (25/11), às 13 horas - horário de Brasília. (Foto: Divulgação).

Neste ano, o Enade será aplicado no dia 25 de novembro, tendo início às 13 horas (horário oficial de Brasília). Diferentemente das edições passadas, apenas os estudantes concluintes (do último ano) estão habilitados a participar da avaliação.

Além disso, foram selecionados os cursos de bacharel em administração, ciências econômicas, comunicação social, ciências contábeis, direito, design, relações internacionais, secretariado executivo, psicologia e turismo. Já na área de tecnólogo, irão realizar a prova os alunos de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

Confira quais são as mudanças no Enade 2012.

Orientações aos estudantes

Neste ano, apenas os estudantes concluintes estão habilitados a participar do exame. (Foto: Divulgação).

Apesar do Enade 2012 ter início às 13 horas (horário de Brasília), a orientação é para que os estudantes cheguem ao local de prova às 12h15, munidos de documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista, entre outros). Se possível, o participante deve conhecer o seu local de prova antecipadamente, para evitar qualquer tipo de imprevisto.

Para conferir o local de aplicação do exame, basta acessar o site portal.inep.gov.br, clicar na opção referente a consulta destas informações e informar seu CPF e a senha criada para acessar o sistema.

Veja também: Manual do Enade 2012.

O estudante selecionado que não participar do exame fica impedido de concluir o curso enquanto não regularizar sua situação.(Foto:Divulgação).

Lembrando que oEnadeé formado por 40 questões,sendo 10 da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica;em ambas as partes há questões discursivas e de múltipla escolha.Além disso,cada área tem o peso de 25%(formação geral)e 75%(formação específica).

Trinta dias após a aplicação da prova,isto é,no dia 25 de dezembro,oInep(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)irá disponibilizar o acesso ao Relatório de Estudantes em Situação Regular junto aoEnade 2012em sua página eletrônica.


Google plus


Este artigo possui 1 comentário

  1. MESSIAS
    Publicado em 18/01/2013 às 6:32 PM [+]

    COMO FAÇO PARA JUSTIFICAR MINHA AUSÊNCIA NA PROVA DO ENADE??????
    POR FAVOR MANDE UMA RESPOSTA PRO MEU EMAIL.
    OBRIGADO!!!

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top