Menu

Educação

Atualizado em 19 de novembro de 2012, às 12:53 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Enade 2012: orientações aos estudantes

Criado em 2004, o Enade é aplicado com a finalidade de aferir a qualidade do ensino superior no país e o rendimento dos estudantes de graduação de diferentes áreas.

Aplicado desde 2004, quando substituiu o antigo Provão, o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) tem o objetivo de avaliar o rendimento dos alunos de graduação quanto ao conteúdo programático de seus respectivos cursos e a algumas habilidades e competências.

Ele também é importante para aferir a qualidade do ensino superior no Brasil e compará-lo com a realidade mundial. Vale ressaltar que a prova é componente curricular obrigatório, ou seja, o estudante selecionado que não comparece para realiza-la fica em situação irregular, não podendo concluir o curso e receber o diploma de sua IES.

Enade 2012

541655 Enade 2012 orientações aos estudantes Enade 2012: orientações aos estudantesA prova será aplicada no próximo domingo (25/11), às 13 horas - horário de Brasília. (Foto: Divulgação).

Neste ano, o Enade será aplicado no dia 25 de novembro, tendo início às 13 horas (horário oficial de Brasília). Diferentemente das edições passadas, apenas os estudantes concluintes (do último ano) estão habilitados a participar da avaliação.

Além disso, foram selecionados os cursos de bacharel em administração, ciências econômicas, comunicação social, ciências contábeis, direito, design, relações internacionais, secretariado executivo, psicologia e turismo. Já na área de tecnólogo, irão realizar a prova os alunos de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

Confira quais são as mudanças no Enade 2012.

Orientações aos estudantes

541655 Enade 2012 orientações aos estudantes1 Enade 2012: orientações aos estudantesNeste ano, apenas os estudantes concluintes estão habilitados a participar do exame. (Foto: Divulgação).

Apesar do Enade 2012 ter início às 13 horas (horário de Brasília), a orientação é para que os estudantes cheguem ao local de prova às 12h15, munidos de documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista, entre outros). Se possível, o participante deve conhecer o seu local de prova antecipadamente, para evitar qualquer tipo de imprevisto.

Para conferir o local de aplicação do exame, basta acessar o site portal.inep.gov.br, clicar na opção referente a consulta destas informações e informar seu CPF e a senha criada para acessar o sistema.

Veja também: Manual do Enade 2012.

541655 Enade 2012 orientações aos estudantes2 Enade 2012: orientações aos estudantesO estudante selecionado que não participar do exame fica impedido de concluir o curso enquanto não regularizar sua situação. (Foto: Divulgação).

Lembrando que o Enade é formado por 40 questões, sendo 10 da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica; em ambas as partes há questões discursivas e de múltipla escolha. Além disso, cada área tem o peso de 25% (formação geral) e 75% (formação específica).

Trinta dias após a aplicação da prova, isto é, no dia 25 de dezembro, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) irá disponibilizar o acesso ao Relatório de Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2012 em sua página eletrônica.