Menu

Serviços

Atualizado em 20 de julho de 2011, às 20:10 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > EMTU Bom Escolar – Requisição, Onde Carregar

EMTU Bom Escolar – Requisição Onde Carregar 300x198 EMTU Bom Escolar   Requisição, Onde Carregar

Os usuários do transporte público da grande São Paulo utilizam um sistema integrado para o ingresso nos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, conhecida por muitos simplesmente pelo acrônimo EMTU. Este sistema está presente em todos os ônibus e transportes relacionados à empresa e permitem que os passageiros e usuários do serviço ingressem ao transporte através de um cartão de identificação pré-carregado com valores em Real, que autoriza um débito no momento em que o usuário passa pela catraca do ônibus ou van. Este sistema é conhecido como, BOM, Bilhete Ônibus Metropolitano.

Entre os diferentes tipos de BOM, estão os formatos Comum, Escolar, Especial, Sênior (Idoso) e Vale Transporte. Cada um destes tipos de Bilhete Ônibus Metropolitano conta com informações completas no site virtual da EMTU, disponível através do endereço www.emtu.sp.gov.br/bom/. Na página, o menu de navegação conta com muitas informações acerca do serviço, sendo estas desde explicações de como requisitar um tipo de BOM, como recarregar, dúvidas frequentes,  itinerários de linhas de ônibus e outros canais, como o link para a Ouvidoria da EMTU/SP.
EMTU Bom Escolar – Requisição Onde Carregar 1 300x94 EMTU Bom Escolar   Requisição, Onde Carregar
Entre estes serviços, aqui neste texto você encontra orientações de como realizar a requisição e também descobrir onde você pode carregar o seu bilhete BOM Escolar. E a navegação acontece de modo simples. A primeira coisa a se fazer é acessar o site da EMTU, no endereço virtual mencionado no parágrafo anterior. Na sequência, dentro do menu de navegação localizado ao lado esquerdo da tela (visão do usuário), na opção Tipos de Cartão, o link para o bilhete voltado ao estudo está nomeado simplesmente como “Escolar”. Ao clicar neste item, o usuário será levado para  tela Cartão BOM Escolar. Onde ele confere outras opções de serviço.

Segundo a companhia EMTU, o BOM escolar é um “Cartão concedido aos alunos e professores dentro das regras para a concessão do benefício de acordo com a legislação vigente, que dá direito ao desconto de 50% no pagamento da tarifa nas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.”. Esta mensagem surge de imediato na página do serviço e, após este conteúdo, é fácil encontrar a listagem dos serviços mais procurados pelos usuários. Divididos em três links, estão as opções, a primeira é a Quem tem direito ao BOM Escolar, onde esta opção leva a uma página contendo todas as regras e detalhes acerca dos beneficiados por este serviço. Além das explicações de funcionamento, a página mostra quais cursos estudantis permitem que o usuário tenha acesso ao serviço, ressaltando que “Somente podem se cadastrar as Instituições de Ensino localizadas nos municípios que compõem as Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo.”. Na página também estão destacados quem não conta com o benefício escolar.

A segunda opção é a “Como requisitar a Carteira de Transporte Escolar Metropolitano”, o usuário visualiza a página que contém outras três opções a seguir, sendo elas, primeiro: Requisição, Revalidação e Acompanhe sua solicitação. Por fim, para quem procura localidades que permitem a recarga, está a terceira opção, “Onde carregar o BOM Escolar”. O link mostra a relação completa de pontos de recarga, com endereço e telefone para contato.