Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Empregos > Empresa não depositou FGTS: o que fazer

Empresa não depositou FGTS: o que fazer

Por Isah

Muitos trabalhadores enfrentam dificuldades para conseguir receber o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).  Em alguns casos, eles chegam até a pensar que o empregador está realizando os depósitos, mas depois descobrem que foram enganados.

O trabalhador deve fiscalizar os depósitos do FGTS. (Foto:Divulgação)

Empresas que não pagam FGTS cometem falta grave

Como muitos profissionais não sabem ao certo se o fundo de garantia está sendo depositado corretamente, o Tribunal Superior do Trabalho fornece informações sobre como verificar e proceder em casos de ausência de pagamento.

Se a empresa não deposita o FGTS ou paga valores menores do que o combinado, ela está cometendo uma falta grave. De acordo com o TST, este tipo de situação garante ao trabalhador o direito de pedir na justiça a rescisão de contrato, com direito a todos os benefícios trabalhistas (aviso prévio, seguro desemprego e multa do FGTS).

Saiba mais: Como tirar extrato no FGTS

O que fazer se a empresa não deposita o FGTS?

Ao fiscalizar os depósitos do FGTS, o trabalhador descobre se o seu fundo de garantia está sendo somado adequadamente ou não. Caso a empresa esteja irregular, o colaborador precisa tomar providências.

Veja o passo a passo sobre como proceder se a empresa não deposita o fundo de garantia corretamente:

O trabalhador deve procurar uma agência da Caixa e emitir um extrato detalhado. (Foto:Divulgação)

1. Munido do cartão do Trabalhador, o indivíduo deve ir a uma agência da Caixa e fiscalizar os depósitos. Ao pedir um extrato detalhado, é possível verificar as falhas do empregador desde a admissão. A emissão deste documento que descreve a situação do benefício é gratuita;

2. Se a conta é ativa e a empresa não depositou o FGTS, o trabalhador pode continuar exercendo a sua função, mas deve comunicar a Caixa e o sindicato da categoria. É importante que a denúncia seja anônima, caso contrário o empregador pode perseguir o funcionário e demiti-lo;

3. Se a empresa não efetuou os depósitos do FGTS e a conta se encontra inativa, o trabalhador deve fazer a denúncia claramente e sem medo de ser demitido. Primeiro ele deve pedir o acerto na empresa na qual trabalhou. Caso nada seja resolvido, ele deve comunicar a Caixa e o sindicato, exigindo providências o quanto antes para não sair no prejuízo. O pagamento da diferença deve ser exigido pelo trabalhador que foi demitido sem justa causa.

A Justiça também cuida dos casos em que a empresa não deposita FGTS. (Foto:Divulgação)

Sonegar o dinheiro do FGTS ou de qualquer benefício trabalhista é um crime, por isso o trabalhador pode levar o caso à Justiça caso se por ventura ele não seja solucionado pela Caixa ou Sindicato. Para comprovar a falta de recolhimento, é necessário apresentar o extrato.

A decisão da Justiça não é automática, afinal, o juiz precisa analisar o caso de cada trabalhador e determinar se o desligamento da empresa com direito a todos os benefícios é possível. Não é preciso contratar um advogado para fazer a rescisão de contrato, basta comparecer a um posto da Justiça do Trabalho e efetuar o pedido.

Veja também: Documentos necessários para sacar FGTS

Recomendado para você
Empregos

Trabalhe Conosco Tecnisa

Empregos

Trabalhe Conosco Shopping Vila Olímpia

Empregos

Mapfre Seguros Trabalhe Conosco

Empregos

Trabalhe Conosco Nutty Bavarian

Comentários
  1. efigenia de almeida soares disse:

    eu mim afastei do emprego por motivos de saúde.e não quero retorna.meu patrão não depositou o fgts.pedi pra sair.ele só mim enrola.o que devo fazer?

  2. MILVIA ELIZABETH PRADO _ disse:

    Trabalhei registrada com regime CLT durante 4 anos e sete meses ( 01 de Julho de 1988 a 28 de Fevereiro de 1994) na Prefeitura Municipal de Natividade da Serra-SP . Hj dia 21 de Junho de 2013 fui até a uma agência da Caixa Economica Federal solicitar meu saldo de FGTS para fins de financiamento habitacional e para minha supresa , a prefeitura acima não constatava nem um centavo de depósito de FGTS em minha conta. O que posso fazer para recorrer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *