Menu

Empregos

Atualizado em 7 de agosto de 2011, às 0:20 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Empregos para Dentistas no Exterior

241995 dentista1 Empregos para Dentistas no Exterior

Ao buscar oportunidades de emprego no exterior, muitos profissionais procuram pelos locais em que a sua área de trabalho é mais carente. Como fora do Brasil os serviços prestados por dentistas são bastante escassos, muitas pessoas pensam em investir na carreira em outros países. No entanto, a opção pode não ser tão simples quanto parece.

Apesar de a profissão de dentista ser bastante procurada no exterior, por se tratar de uma área relativa à saúde, muitas vezes é preciso enfrentar muitas burocracias ou até mesmo fazer cursos específicos em faculdades do país escolhido para poder exercer a profissão legalmente. Por isso, a escolha do destino deve ser feita de acordo com as condições oferecidas pelo governo do país para que tudo corra bem. Veja, a seguir, algumas dicas para os dentistas que procuram por uma oportunidade de emprego no exterior.

Validação do diploma

O processo varia de acordo com as normas de cada país. Em alguns casos, o profissional pode validar seu diploma brasileiro e exercer a atividade de dentista em países estrangeiros, como Austrália e Dubai. Em outras situações, é necessário fazer um curso específico. Portanto, o ideal é entrar em contato com o Consulado do país em que você pretende trabalhar e se informar com precisão. O Ministério de Educação e Cultura (MEC) também pode ajudar bastante nessa tarefa, consulte o site: http://portal.mec.gov.br/ .

241995 dentista2 Empregos para Dentistas no Exterior

Nova Zelândia

O país exige que o profissional faça um curso de complementação dos estudos, mesmo com o diploma validado. Para conseguir o registro, é preciso fazer um teste chamado New Zealand Dentist Registration Examination (NZDREX), composto por uma parte escrita e uma parte teórica, aplicado pelo Conselho Odontológico do país. O mesmo conelho aplica também um teste específico para dentistas estrangeiros, o Overseas Trained Dentist Preliminary Examination (OTDP), que também é indispensável. Além disso, é muito importante ser fluente no idioma inglês, uma vez que sem comunicação eficiente é impossível exercer a profissão.

Para tirar dúvidas sobre o exame e sobre o funcionamento da regularização da profissão no país, consulte o site oficial do Conselho Odontológico da Nova Zelândia: http://www.dentalcouncil.org.nz

241995 dentista3 Empregos para Dentistas no Exterior

Canadá

O Canadá é outro país que oferece muitas oportunidades de trabalho para estrangeiros. Especificamente na província de Quebec existem muitas áreas contempladas, entre elas muitas ofertas para dentistas. Profissionais brasileiros tem sido bastante requisitados no local e muitos já fizeram suas mudanças para ocuparem cargos com boas remunerações. No entanto, assim como em todos os países estrangeiros, é necessário ficar atento para todas as etapas que devem ser cumpridas antes de se conseguir uma vaga efetivamente.

Como a Imigração Canadense recruta, há muitos anos, profissionais estrangeiros, existe um site em português com todas as informações sobre o mercado de trabalho de Quebec.  Para os dentistas, a oportunidade inicial mais comum é a de Assistente de Dentista, que é tida no país como um curso de nível secundário profissional. Porém, se você deseja atuar diretamente como dentista, o ideal é entrar em contato diretamente com a imigração para saber os procedimentos específicos. Acesse o site e tire suas dúvidas: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/placeauquebec/pt/index.php

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.