Menu

Empregos

Atualizado em 19 de maio de 2010, às 10:54 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Empregos em São José dos Campos – PAT SJC

414407 Taxa de desemprego %C3%A9 a menor dos %C3%BAltimos dez anos entre os meses de fevereiro02 Taxa de desemprego é a menor dos últimos dez anos entre os meses de fevereiro As oportunidades e a média salarial foi a melhor entre os últimos meses de fevereiro (Foto: Divulgação)

O índice de desemprego em fevereiro de 2012 foi de 5,7% menor comparado com os números do mesmo mês nos últimos dez anos, quando essa série de pesquisas começou a ser realizada (março de 2002). A variação foi mínima em relação a janeiro, quando se registrou 5,5%, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas nesta quinta-feira (22).

Em comparação com fevereiro do ano passado (6,4%), o número recuou 0,7 pontos percentuais. A parcela da população que não possui colocação profissional (1,4 milhão de pessoas) foi considerada pela pesquisa estável com relação a janeiro. Já em comparação com fevereiro de 2011 diminuiu 8,6%, o que representa menos 130 mil pessoas.

414407 Taxa de desemprego %C3%A9 a menor dos %C3%BAltimos dez anos entre os meses de fevereiro01 Taxa de desemprego é a menor dos últimos dez anos entre os meses de fevereiro O emprego com carteira assinada também sofreu aumento (Foto: Divulgação)

O levantamento apontou também que o rendimento médio dos trabalhadores foi de R$ 1.699,70; o que representou o melhor resultado obtido nos últimos dez anos com relação aos meses de fevereiro. A remuneração subiu 1,2% em comparação com janeiro. Em relação a fevereiro de 2011, o poder de compra dos trabalhadores brasileiros cresceu 4,4%. O contracheque de todos os cidadãos com colocações profissionais (a soma dos salários de todos) chegou a totalizar R$ 38,7 bilhões, um aumento de 1,6% com relação a janeiro.

414407 Taxa de desemprego %C3%A9 a menor dos %C3%BAltimos dez anos entre os meses de fevereiro03 Taxa de desemprego é a menor dos últimos dez anos entre os meses de fevereiro Com relação ao mês de janeiro as oportunidadedes continuam as mesmas (Foto: Divulgação)

Os índices de pessoas empregadas, que é de 22,6 milhões, não sofreu variação comparados com os números do mês de janeiro. No confronto com as informações levantadas em fevereiro de 2011, verificou-se aumento de 1,9%, o que representou aumento de 428 mil ocupados no período de 12 meses.

A quantidade de cidadãos com carteira assinada no setor privado (11,2 milhões), não registrou mudanças na comparação com janeiro. Já com relação aos números anuais, houve um aumento de 5,4%, o que representou uma elevação de 578 mil postos de trabalho com carteira assinada em 12 meses. A pesquisa mensal de emprego é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nas regiões metropolitanas de Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL