Menu

Brasil

Atualizado em 19 de março de 2010, às 19:29 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Embalagens Plásticas Para Alimentos

embalagens plasticas para alimentos Embalagens Plásticas Para Alimentos

As embalagens plásticas podem ser reaproveitadas através das técnicas de reciclagem. Muitas pessoas já adquiriram o hábito de separar o lixo e depois encaminha-lo para uma cooperativa que faça reuso dos itens. Existem também catadores que passam nas casas recolhendo esse material para vender e conseguir algum dinheiro.

Os alimentos necessitam de conservação para não perderem a qualidade, por isso as empresas fabricantes procuram desenvolver embalagens resistentes e seguras que possam impedir qualquer dano causado pelo ambiente. O plástico é um material resistente, capaz de proteger o alimento sem causar qualquer tipo de prejuízo. Depois do consumo, esse material pode ainda ser reaproveitado de diversas formas.

As latas de condimentos e garrafas PET são bons materiais para se usar no artesanato, através desses itens podemos criar peças para decorar a casa. A criatividade não encontra limites quando o assunto é reciclar, por isso vale a pena deixar a imaginação fluir à vontade. O artesanato com embalagens não contribui apenas para criar novos elementos, mas também é uma forma de diminuir o acúmulo de lixo no meio ambiente.

A natureza está ameaçada, os homens jogam embalagens em lugares impróprios e isso contribui com a poluição do solo e da água. Esse material é resistente, garante a proteção dos alimentos, mas quando é depositado no meio ambiente pode ser considerado um grande vilão. O plástico leva de 200 a 450 anos para se decompor, por isso é fundamental reaproveitar embalagens plásticas.

Pensando nos prejuízos que o plástico tem causado a natureza, foi criado um material biodegradável que se decompõe de forma mais rápida e não prejudica o meio ambiente. Os produtos biodegradáveis entram em decomposição assumindo o formato de moléculas menores que são ingeridas pelos micróbios. As embalagens plásticas PVC possuem vida longa e são resistentes as agressões do ambiente, por isso representam um grande perigo para a natureza.

Apesar de o plástico biodegradável ser uma das melhores invenções do homem, ele também tem um lado negativo, gerado pela própria mentalidade humana. Quando a fabricação do material se ampliar, as pessoas vão jogar lixos na rua pensando não estar poluindo o meio ambiente com esse plástico especial. Com isso, o acúmulo de lixo poderá ser maior e afetar a natureza.

Depois dessas informações, faça a reciclagem das embalagens plásticas dos alimentos!