Menu

Saúde

Atualizado em 8 de julho de 2011, às 18:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Efeitos do Roacutan na Pele

efeitos do roacutan na pele1 Efeitos do Roacutan na Pele

Muitos especialistas dizem que o tratamento da acne pode ser dividido entre antes e depois do Roacutan, nome comercializado para a isotretinoína, no qual representou a maior conquista já obtida no tratamento sistêmico da acne.

Não é que os tratamentos antigos não funcionem na realidade eles funcionam muito bem na maioria das vezes e ainda são a escolha para os casos de acne leve ou moderada. Mas os casos graves de acne cística e conglobata, aqueles que efetivamente detonam a auto-estima, essas normalmente não são curadas pelos tratamentos tradicionais.

Os tratamentos antigos não atuam na causa principal da acne que é o aumento das glândulas sebáceas e o excesso de produção de óleo por elas, deixando a pele brilhante, dilatação dos poros, formação de pontos pretos, infecção por bactérias, inflamação, produção de pus é tudo conseqüência dessa causa básica. A isotretinoína é mais efetiva porque ela atua na causa do problema. O Roacutan é um medicamento vendido sob prescrição médica, seu modo de ingestão é via oral.

O Roacutan funciona basicamente impedindo a produção de óleo pelas glândulas sebáceas, isso previne contra o fechamento do folículo piloso pelo sebo (óleo), contra a mistura de óleo com células mortas da pele e contra a ruptura do folículo que em conjunto criam um ambiente favorável onde a bactéria cresce formando as espinhas e os cistos.

A produção de óleo na pele tende a retornar relativamente ao normal depois de finalizado o tratamento que dura em média entre 5 e 10 meses, mesmo que as glândulas cresçam de novo elas raramente recuperam o tamanho que tinham antes do tratamento.

efeitos do roacutan na pele4 Efeitos do Roacutan na Pele

Devido a sua eficácia e relativa rapidez no aparecimento dos resultados, reduzindo em mais de 90% as lesões inflamatórias de acne, esse medicamento é de primeira escolha no tratamento de acne severa que não responde a outras terapias.

O uso do medicamento, porém é controverso por algumas razões, mas principalmente pelo seu efeito mais insidioso, está provado que o seu uso provoca malformações fetais em cerca de 90% das mulheres que engravidam enquanto estão fazendo tratamento. Por esse motivo recomenda-se que as mulheres devem usar dois métodos anticoncepcionais ao mesmo tempo durante e após 2 meses do tratamento.

Outros efeitos comuns, mas temporários do remédio incluem pele e lábios secos, sangramento nasal moderado, pois o interior do nariz pode ficar muito ressecado nos primeiros dias de tratamento, perda de cabelo, dores de cabeça e musculares, prurido, vermelhidão, pele frágil, aumento da sensibilidade ao sol, descamação das palmas e dorso das mãos.

Efeitos colaterais mais sérios, porém bem menos comuns são a dor de cabeça muito intensa, náuseas, vômitos, visão borrada, alterações de humor, depressão, dor de estômago intensa, diarréia, diminuição da visão noturna, constipação intestinal, ressecamento persistente dos olhos, depósito de cálcio nos tendões, ictérica e um aumento dos níveis de colesterol.

Se você vai fazer uso do Roactuan deve ficar atenta para alguns cuidados básicos como o uso do filtro solar potente todos os dias, pois a pele fica mais sensível durate o tratamento, andar com hidratantes labiais na bolsa porque lábios secos ocorrem em quase 100% das pessoas em tratamento com isotretinoína, quem usa lente de contato provavelmente vai precisar de lubrificantes com maior freqüência entre outros cuidados que certamente seu médico na hora de indicar o medicamento lhe dará maior esclarecimento.

efeitos do roacutan na pele Efeitos do Roacutan na Pele

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.