Efeitos da Lei Seca: tema da redação do Enem 2013

PUBLICIDADE

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 foi considerado muito mais simples que o esperado. Dois textos sobre a Lei Seca estiveram no conteúdo do segundo dia de teste. Os estudantes deveriam ler, interpretar e escrever uma redação dissertativa argumentativa sobre o assunto.

O Enem 2013 teve como tema de redação a Lei Seca (Foto: Divulgação)

A Lei Seca está em pauta desde sua criação. Na redação, não bastava descrever o que se conhece da Lei, mas sim, utilizar argumentos para defender o seu ponto de vista.  Quem é a favor poderia descrever o que mudou depois que a Lei Seca entrou em vigor, o que pode ser melhorado na lei, e como a sociedade está se comportando perante ela. Já as pessoas que por algum motivo são contrario a Lei Seca, deveriam explicar esses motivos. E apresentar soluções sobre a Lei Seca.

Redação do Enem exige opinião clara

Um dos maiores erros dos estudantes que participam do Enem é não conseguir mostrar em 30 linhas a sua opinião sobre o assunto de modo simples e claro. A Lei Seca está em todos os noticiários o tempo todo, e não é complicado saber que essa lei tem como prioridade fiscalizar quem dirige alcoolizado.  Mas era preciso mostrar o conhecimento sobre o assunto na redação, argumentar e sem escrever termos do tipo: “eu sou a favor da Lei Seca”, mas deixar subentendido isso.

PUBLICIDADE
O Enem 2013 teve um tema de redação considerado fácil (Foto: Divulgação)

Conclusão sempre é muito importante nas redações do Enem

Outro ponto que os estudantes esbarram quando vão fazer a redação do Enem é a sua conclusão. Para fechar da Lei Seca, por exemplo, o estudante poderia propor que a lei ficasse mais rígida, com penas maiores para quem fosse pego dirigindo embriagado ou falando sobre uma maior dificuldade na hora de se tirar a carta, para aumentar a segurança e temas de conscientização das pessoas que querem uma formação de motorista. Concluir a redação dissertativa e mostrar que o seu argumento sobre o tema é querente e merece ser analisado. Além disso, busque não errar no português.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.