Menu

Saúde

Atualizado em 8 de julho de 2012, às 10:48 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Efeito rebote: o que é

O efeito rebote é um problema constante em pessoas que usam medicação como anabolizantes, analgésicos e corticoides. Entenda o que é esse efeito e saiba como se prevenir.
480465 expired medicines 1 Efeito rebote: o que éO efeito rebote pode acontecer após o uso indevido de medicação.(Foto:Divulgação)

A maioria das pessoas já ouviu falar em “efeito rebote”, mas nem todo mundo sabe o que esse termo realmente significa e quais as implicações práticas desse evento. Rebote significa “volta”, e o termo, por si só, acaba explicando muito a respeito do que é esse problema. Compreenda o assunto.

Entendendo o efeito rebote

O efeito rebote é aquele em que ocorre a volta de uma ação inesperada e oposta ao estímulo que a originou. Por exemplo, quando chutamos uma bola que está parada em frente uma parede, ela será lançada contra a parede, gerando um potencial de ação, que a impele em sentido contrário, fazendo com que seja lançada em nossa direção. Em outras palavras o efeito rebote nada mais é do que a aplicação prática da lei da ação e reação, de Isaac Newton.

480465 Até mesmo hábitos alimentares podem causar o efeito rebote Efeito rebote: o que éAté mesmo hábitos alimentares podem causar o efeito rebote.(Foto:Divulgação)

Efeito rebote no organismo

Em muitas situações a mesma lei é válida para o corpo humano. Por exemplo, pessoas que costumam tomar determinada medicação para a dor de cabeça e mediante a persistência do problema, misturam com mais outro e às vezes até um terceiro medicamento, podem acabar tendo a piora dos sintomas ao invés de melhora do quadro. Isso é o efeito rebote.

Do mesmo modo, pessoas que costumam utilizar anabolizantes são frequentemente vítimas do efeito rebote. O uso desse tipo de fármaco leva o organismo a um estado extremamente androgênico (aumento da produção de testosterona), com supressão dos hormônios femininos (como estrógeno). Quando o uso da medicação é interrompido abruptamente, o corpo passa para um estado de intensa produção estrogênica, que anteriormente estava suprimida, enquanto que os níveis de testosterona caem incisivamente. Dieta do vinagre: como fazer, dicas

Efeito rebote na dieta

Não é apenas no uso de drogas que o efeito rebote se faz presente, pois o mesmo pode ser observado de acordo com os costumes alimentares de componentes como o sódio.

Pessoas que estão fazendo dieta sem o acompanhamento nutricional adequado podem acabar se privando do consumo de sódio. Isso faz com que o corpo passe a reter mais água, como forma de se prevenir de uma possível falta total de sódio, que ocasionaria desidratação, alteração na viscosidade sanguínea e na pressão arterial, entre outros problemas.

480465 Pessoas que usam anabolizantes estão sujeitas ao efeito rebote Efeito rebote: o que éPessoas que usam anabolizantes estão sujeitas ao efeito rebote. (Foto:Divulgação)

Independente de acontecer em decorrência do uso de medicamentos ou devido aos hábitos de estilo de vida e alimentação, o efeito rebote acaba culminando na ação inversa à desejada, trazendo inúmeros prejuízos para saúde. Por isso é fundamental fazer uso de remédios apenas com prescrição e buscar o auxílio médico sempre que surgirem dúvidas com relação ao assunto. Dieta de Ravenna

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.